Topo

Brasil coloca quatro surfistas na semi e já garante título em Saquarema

Filipe Toledo, líder do ranking mundial e tricampeão da etapa brasileira, está na semifinal Imagem: Daniel Smorigo/World Surf League

Gustavo Setti

Do UOL, em Saquarema (RJ)

27/06/2022 16h47

O Brasil já garantiu o título da chave masculina do Oi Rio Pro, etapa brasileira do Circuito Mundial de Surfe. Os quatro semifinalistas do evento realizado na praia de Itaúna, em Saquarema, são brasileiros.

A primeira semifinal será entre Samuel Pupo e Italo Ferreira. O campeão olímpico bateu justamente o irmão de Samuel, Miguel Pupo, nas quartas de final. Samuel bateu o também brasileiro Mateus Herdy.

Do outro lado da chave, o duelo será entre Filipe Toledo, líder do ranking mundial, e Yago Dora. Filipinho superou o australiano Connor O'Leary nas quartas, enquanto Yago bateu o também australiano Callum Robson.

Yago foi o último brasileiro a cair na água nas quartas e revelou que sentiu um pouco de pressão para conseguir uma semifinal 100% brasileira.

"[Senti]Um pouquinho, sim. Eu queria ser o cara a fechar o dia com chave de ouro", disse o surfista, que falou sobre o duelo contra Filipinho em busca de uma vaga na decisão.

"O Filipe é um ídolo para mim, surfa demais, esse ano está acima de todo o mundo, com uma consistência muito grande, surfando muito. Estou doido para surfar com ele de novo. A gente já teve algumas baterias, todas foram para o lado dele, mas eu adoro essas baterias difíceis. São as melhores."

Filipinho garantido no WSL Finals

Tricampeão da etapa brasileira, Filipinho ganhou mais um motivo para comemorar em Saquarema. O atual vice-campeão mundial confirmou sua vaga no WSL Finals, que decidirá o campeão mundial de 2022. Ele tem lugar assegurado entre os cinco primeiros do ranking, que disputarão a grande final em setembro, em Trestles, nos Estados Unidos.

O surfista de Ubatuba confirmou sua vaga no Finals porque o australiano Ethan Ewing, então sétimo colocado antes da etapa brasileira do Circuito, perdeu nas oitavas de final para Yago.

Desta forma, Toledo não pode mais ser ultrapassado pelo sexto do ranking, que será conhecido após o evento de Saquarema.

Já o tricampeão mundial Gabriel Medina caiu ainda na segunda rodada, contra o australiano Callum Robson, sofreu uma lesão ligamentar no joelho esquerdo e já foi embora de Saquarema.

Na chave feminina, a única brasileira no evento, Tatiana Weston-Webb, encara na semifinal a havaiana Carissa Moore.

A próxima chamada da etapa de Saquarema é amanhã, às 7h15 (de Brasília).

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Brasil coloca quatro surfistas na semi e já garante título em Saquarema - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Esporte