PUBLICIDADE
Topo

UOL Esporte vê TV

Janaina Xavier explica saída da Globo e exalta liberdade em nova fase

Janaina Xavier deixou a Globo após 23 anos - Sergio Zalis/Globo
Janaina Xavier deixou a Globo após 23 anos Imagem: Sergio Zalis/Globo

Do UOL, em São Paulo

26/06/2022 04h00

No início de maio, Janaina Xavier anunciou sua saída do Grupo Globo após 23 anos trabalhando na emissora. Em conversa com o UOL Esporte, a jornalista esclareceu o rompimento do contrato com a empresa e celebrou a nova fase, como empreendedora e gestora da própria carreira.

Ela enxerga o encerramento de sua história no Grupo Globo como um processo natural e consequência das mudanças que ocorreram tanto na emissora quanto em sua vida. Em março do ano passado, a jornalista engravidou aos 43 anos e precisou se afastar da apresentação do SporTV News por causa dos riscos causados pela pandemia de covid-19.

"Quando chegou na reta final da minha licença maternidade, eu fui conhecer o meu novo gestor pessoalmente. Nessa primeira conversa, eu entendi que movimentos tinham sido feitos dentro da empresa, que as coisas estavam diferentes. Talvez, como consequência desses movimentos, o que eles tinham para me oferecer não encaixasse na minha vida", disse Janaina.

"A partir disso, a gente começou uma sequência de conversas para entender o que era bom para eles e o que era bom pra mim. A consequência disso, de forma extremamente tranquila, sem estresse, foi a decisão pelo rompimento. Uma decisão conjunta, porque os dois lados entenderam que esse era o único jeito", completou.

Apresentadora do SporTV News desde 2018, ela soube que, assim que retornasse após a licença maternidade, não atuaria mais nesta função. "Eu estou super satisfeita e consciente de que tinha que ser assim. Acho que a vida foi tão legal comigo que eu tive um período de adaptação, porque não foi um rompimento da noite para o dia. Eu já estava há um ano fora. Confesso que, mesmo que eu voltasse, mesmo que eu tivesse esse retorno programado para o News, eu voltaria, mas não sei se eu iria conseguir, até porque a minha vida também mudou muito nesse ano, não foi só a empresa", comentou Janaina.

Agora, a jornalista abriu a própria empresa e está aberta a conversas com outras companhias para a realização de projetos em parceria. No início de junho, por exemplo, Janaina apresentou o sorteio da Copa do Brasil na sede da CBF, no Rio de Janeiro.

Experimentar a liberdade e ser a minha própria chefe não tem preço. Óbvio que da medo, você não tem trabalho o tempo todo e ainda estou engatinhando. Mas, para quem começou agora, fiz três eventos, já estou com outros quatro agendados. E eu gosto muito de fazer isso, estar ao vivo, estar num palco apresentando um evento. Fazer o sorteio da Copa do Brasil foi maravilhoso, estar fazendo com esporte de novo. Fiquei até emocionada quando a CBF me ligou. Ao mesmo tempo, na mesma semana, fiz um programa sobre direito eleitoral, em ano de eleições. Me tirou totalmente da minha zona de conforto".

Janaina está leve, feliz. "Eu nunca estive como estou agora", comentou. Além da nova fase, esse sentimento tem a ver com sua família, que é a grande alegria de sua vida. A jornalista é mãe da pequena Maria Vitoria, de sete meses, fruto de seu relacionamento com o advogado Gustavo Guedes, e de Maria Eduarda, 12, filha do narrador Luiz Carlos Júnior.

"Tirei um piano das costas e eu estou super tranquila. Antigamente, a minha prioridade era o meu trabalho. Hoje é a minha família. Mas eu só vou estar feliz para eles, se eu puder fazer o que me faz feliz. Eu estou em busca desse equilíbrio agora, deixando o universo me mandar", concluiu.

UOL Esporte vê TV