Topo

Medina lesiona ligamento do joelho e dá adeus a chances de tetra em 2022

Gabriel Medina, após ser eliminado da etapa de Saquarema do Circuito Mundial de Surfe Imagem: Thiago Diz/World Surf League

Gustavo Setti

Do UOL, em Saquarema (RJ)

25/06/2022 19h42

Gabriel Medina realizou ressonância magnética nos dois joelhos, hoje, no Rio, após se lesionar, ontem, durante a etapa de Saquarema do Circuito Mundial de Surfe. O exame constatou a lesão "de grau 2 para 3 do ligamento colateral medial do joelho esquerdo", segundo a assessoria de imprensa do atleta. O tempo de recuperação é de quatro e seis semanas.

O brasileiro será reavaliado pelos médicos em duas semanas, mas já está confirmado que ele vai perder a etapa da África do Sul, em julho. Desta forma, como não competirá em J-Bay, Medina não tem mais chances de conquistar o tetracampeonato mundial de surfe em 2022.

Ele terá 14.560 pontos no ranking mundial com a participação no Brasil. Mesmo que volte no Taiti, em agosto, a última etapa antes da grande decisão, e seja campeão, chegará no máximo a 24.560. Isso não será o suficiente para se classificar à fase final, em Trestles (EUA), já que o quinto colocado do campeonato, o japonês Kanoa Igarashi, já tem 28.110 pontos. Só os cinco primeiros se classificam à fase final.

"Semana que vem começo a fisioterapia e tenho certeza que irei voltar ainda mais forte! Obrigado pelo apoio incondicional de vocês! Juntos somos mais fortes!", escreveu Medina em post no Instagram.

O brasileiro se machucou ao tentar um aéreo no segundo dia de sua participação na praia de Itaúna, quando foi eliminado. O tricampeão mundial continuou no mar após sentir dores, mas perdeu na repescagem diante do australiano Callum Robson e manteve o tabu de nunca ter vencido uma etapa no Brasil. Após a derrota, o tricampeão mundial recebeu atendimento médico ainda na praia.

A eliminação precoce em Saquarema é uma grande frustração na temporada de Medina, que abriu mão da primeira metade do ano para cuidar da saúde física e mental. Saquarema foi apenas sua terceira etapa desde o retorno. Antes, ele ficou em 3º na Indonésia e em El Salvador.

O Circuito Mundial de Surfe é liderado pelo brasileiro Filipe Toledo. O Brasil conta também com Italo Ferreira entre os cinco primeiros, que hoje disputariam a final.

Veja o comunicado da equipe de Medina

Gabriel Medina bateu o joelho na prancha enquanto competia no segundo dia de sua participação no Rio Pro, a etapa brasileira do Circuito Mundial, em Saquarema. Ao seguir surfando, o atleta lesionou o joelho esquerdo.

Na tarde deste sábado, dia 25, Medina realizou ressonância magnética nos dois joelhos, e foi diagnosticado uma lesão grau 2 para 3 do ligamento colateral medial do joelho esquerdo. Medina retornará para avaliação médica em duas semanas em busca de um prognóstico mais preciso. Neste cenário, Gabriel Medina estará fora da etapa de JBay, na África do Sul.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Medina lesiona ligamento do joelho e dá adeus a chances de tetra em 2022 - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Esporte