Topo

Tandara rebate críticas após polêmica sobre nadadoras trans

Tandara durante os Jogos Olímpicos de Tóquio - ANGELA WEISS / AFP
Tandara durante os Jogos Olímpicos de Tóquio Imagem: ANGELA WEISS / AFP

Do UOL, em São Paulo

22/06/2022 21h34

A jogadora de vôlei Tandara usou sua rede social para responder às críticas e ofensas que tem recebido após apoiar a proibição determinada pela FINA (Federação Internacional de Natação) de atletas trans que passaram pela puberdade masculina participassem de provas femininas na natação.

No último domingo (19), a FINA anunciou a nova regra, dias depois de mudança semelhante adotada pelo ciclismo. Com isso, a atleta fez um comentário pedindo para que essa regra seja estendida para todos os esporte, o que incluiria o vôlei.

Após esse comentário, Tandara recebeu diversas mensagens a criticando por causa de seu posicionamento sobre o assunto. "Minha maior alegria foi ver você fora das quadras, você merece desprezo", escreveu um.

Em seu Instagram, a jogadora destacou algumas das ofensas recebidas, chamou as pessoas que a têm criticado de "canceladoras" e reforçou que vai continuar lutando pelo que considera ser um "esporte mais justo".

"Eles dizem que a luta é por tolerância e aceitação? Vocês realmente querem falar de tolerância? Só existe uma forma de ver as situações? Esses "canceladores" mostram a sua verdadeira causa e escancaram quem é que destila o ódio. E é por isso que vamos continuar a nossa luta, construindo um esporte mais justo", escreveu.

"Podem me tachar do que quiserem, se eu tivesse medo de defender a minha liberdade ou de expressar a minha opinião, estaria escondida atrás da mediocridade e deixando essas pessoas tomarem as decisões por mim. E só para constar, ninguém vai calar a minha boca", completou.