Topo

Jogador com passagem pela NBA morre de causas naturais aos 25 anos

Caleb Swanigan, ex-jogador da NBA que engordou 65 kg em apenas um ano fora da liga - Reprodução
Caleb Swanigan, ex-jogador da NBA que engordou 65 kg em apenas um ano fora da liga Imagem: Reprodução

Colaboração para o UOL, em São Paulo

22/06/2022 11h54

O jogador de basquete Caleb Swanigan, escolhido no Draft da NBA de 2017 pelo Portland Trail Blazers, morreu aos 25 anos de causas naturais. Ele também teve passagem de uma temporada pelo Sacramento Kings.

Caleb Swanigan se destacou atuando pela Universidade Purdue, de Indiana, onde nasceu, e chegou à NBA após uma infância complicada, em que lidou com questões de saúde, como o sobrepeso, e falta de dinheiro para refeições saudáveis.

Aos 13 anos, pesava 180kg. Ele foi adotado por Roosevel Barnes, ex-jogador da NFL, quando seu pai, que tinha problemas com drogas, morreu. Antes, chegou a passar por cinco abrigos para sem-tetos.

Com apoio, conseguiu emagrecer 45kg no colégio. Depois, na universidade, foi o melhor reboteiro, chamando atenção dos Blazers, que o draftaram na 26ª escolha de 2017.

Em 2019, foi para o Sacramento Kings, trocado por Skal Labissiere, e retornou à equipe de Portland no começo de 2020, a última temporada em que atuou na NBA. No total, dos 75 jogos que disputou, foi titular em apenas quatro.

Depois que deixou de atuar na liga, Swanigan voltou a ter problemas com sobrepeso. Em 14 meses sem atuar, engordou cerca de 60kg e chegou a ser alvo de piadas nas redes sociais. "Tudo o que vou dizer é que estou feliz", rebateu.

Em dezembro de 2020, também enfrentou problemas na Justiça, tendo sido processado por posse de maconha para uso recreativo, o que é proibido em Indiana, onde morava. Ele se declarou culpado, em acordo com a promotoria, e não chegou a ser preso.

Os Blazers, nas redes sociais, se disseram de coração partido e desejaram força para os familiares e amigos de Caled Swanigan, chamado carinhosamente de Biggie. O técnico da Universidade Purdue, Matt Painter, disse que a família do basquete local 'está profundamente triste e desvastada' com a notícia.