Topo

Fórmula 1

Melhor que Alonso e pior que Hamilton: como Verstappen está após 150 provas

Max Verstappen, da Red Bull, chega a 150 corridas na carreira - Sebastien Bozon/AFP
Max Verstappen, da Red Bull, chega a 150 corridas na carreira Imagem: Sebastien Bozon/AFP

Do UOL, em São Paulo

22/06/2022 17h44

Atual campeão mundial de Fórmula 1, o holandês Max Verstappen venceu o Grande Prêmio do Canadá no último fim de semana e chegou a 150 corridas na carreira. Neste período, o atual líder do ranking apresenta números melhores do que os de Fernando Alonso, mas inferiores aos de Lewis Hamilton.

Ao todo, Verstappen somou 26 vitórias em GPs e marcou presença em 67 pódios. O retrospecto do holandês ainda conta com 15 pole-positions e 18 voltas mais rápidas, além de um título mundial, conquistado na temporada passada.

Os números superam — em quase todos os quesitos — os do espanhol Fernando Alonso. Atualmente na Alfine, o veterano de 40 anos já era bicampeão mundial quando alcançou 150 provas na carreira. Na época, ele somava 23 vitórias, 58 pódios, 18 poles e 15 voltas mais rápidas.

Verstappen - Mark Thompson/Getty Images - Mark Thompson/Getty Images
Max Verstappen, Lewis Hamilton e Fernando Alonso no GP do Qatar de Fórmula 1
Imagem: Mark Thompson/Getty Images

Por outro lado, Verstappen ficou distante das marcas de Lewis Hamilton. Em suas primeiras 150 corridas na Fórmula 1, o britânico conquistou dois títulos mundiais — atualmente tem sete — venceu 34 provas e largou na primeira colocação 40 vezes. Além disso, foram 72 pódios e 21 voltas mais rápidas.

O detentor dos melhores números em 150 corridas, contudo, é o alemão Sebastian Vettel. O hoje piloto da Aston Martin foi tetracampeão mundial na época, com direito a 41 vitórias e 73 presenças em pódios. Vettel ainda conquistou 45 pole-positions e 24 voltas mais rápidas.

Os pilotos voltam à pista na próxima semana, para a disputa do Grande Prêmio da Grã-Bretanha, em Silverstone. A corrida está marcada para o dia 3 de julho, às 11h (de Brasília).

Fórmula 1