Topo

Herói improvável dos Warriors virou estrela após campanha de astro do K-pop

Andrew Wiggins brilhou no jogo 5 das finais da NBA entre Golden State Warriors e Boston Celtics - Ezra Shaw/Getty Images
Andrew Wiggins brilhou no jogo 5 das finais da NBA entre Golden State Warriors e Boston Celtics Imagem: Ezra Shaw/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

14/06/2022 09h25

Andrew Wiggins foi o destaque do Golden State Warriors, ontem, na vitória por 104 a 94 contra o Boston Celtics, no jogo 5 das finais da NBA. O ala terminou como cestinha da equipe com 26 pontos e ofuscou Stephen Curry, que teve atuação apagada e ficou zerado nas bolas de três pontos. Wiggins busca ser campeão da liga após ganhar fama nesta temporada graças a uma campanha online de um astro do K-pop.

Em janeiro, Wiggins foi anunciado como titular logo em sua primeira aparição no All-Star Game da NBA, o jogo das estrelas da liga, depois de BamBam, membro do grupo Got7, fazer campanha nas redes sociais para que seus seguidores votassem no jogador.

"É o melhor momento para começar 2022! Ele é um dos melhores jogadores de ataque e defesa! Wiggs merece ser um All-Star. Vote em Andrew Wiggins no NBA All-Star Game de 2022, e mal posso esperar para ver todos vocês em breve", escreveu BamBam, que é embaixador global dos Warriors.

A iniciativa deu certo. A NBA anunciou os titulares do Jogo das Estrelas, que são os mais votados pelo público, com Wiggins entre eles. O ala começou jogando no time de Kevin Durant e anotou 10 pontos em 15 minutos em quadra. No fim, o time de LeBron James venceu por 163 a 160.

Wiggins ia jogar com LeBron, mas foi trocado

Andrew Wiggins - Raj Mehta / USA Today Sports - Raj Mehta / USA Today Sports
Andrew Wiggins, nos tempos de Minnesota Timberwolves
Imagem: Raj Mehta / USA Today Sports

Wiggins foi a primeira escolha do Draft de 2014 e acabou selecionado pelo Cleveland Cavaliers. Porém, o jogador canadense não chegou a vestir a camisa dos Cavs em um jogo da NBA.

Ele foi trocado com o Minnesota Timberwolves em uma negociação que mandou Kevin Love, então astro dos Wolves, para Cleveland. Os Cavaliers, assim, montavam o trio LeBron James, Kyrie Irving e Kevin Love, campeão em 2016.

Já Wiggins ficou em Minnesota de 2014 até o início de 2020, quando foi trocado com os Warriors. Em sua terceira temporada na franquia, ele disputa as finais da NBA pela primeira vez na carreira.

Além de se destacar no jogo de ontem, o ala também foi importante na partida anterior, em outra vitória dos Warriors contra os Celtics, com um duplo-duplo de 17 pontos e 16 rebotes ao ficar 43 minutos em quadra. Golden State vai vencendo a série por 3 a 2 e está a um triunfo do título.