Topo

Fórmula 1

OPINIÃO

Seixas: 'Pérez venceu porque havia uma Ferrari entre ele e Verstappen'

Do UOL, em São Paulo

29/05/2022 15h36

Em uma corrida marcada por uma série de imprevistos, Sergio Pérez venceu o GP de Mônaco neste domingo (29). O piloto da Red Bull, que teve um desempenho superior ao de Max Verstappen no fim de semana no principado, contou com ajuda da forte chuva, que atrasou a largada da prova, e com uma lambança na estratégia da Ferrari nas paradas de Charles Leclerc.

Na Live F1 do Seixas e do Flavio, transmitida pelo UOL Esporte logo após as corridas da Fórmula 1, os jornalistas Fábio Seixas e Flavio Gomes debateram sobre a vitória do mexicano em Mônaco. Eles levantaram uma discussão: a vitória de Pérez só foi garantida porque havia a Ferrari de Carlos Sainz entre ele e Max Verstappen, líder do Mundial e que terminou a corrida em terceiro.

Vale lembrar que, no GP da Espanha da última semana, a vitória de Verstappen foi marcada por ruma polêmica. Pérez liderava a prova, mas cedeu a posição ao piloto holandês após uma ordem da equipe pelo rádio. O mexicano não escondeu sua indignação com a decisão da Red Bull, o que deixou um clima pesado dentro da escuderia austríaca.

"Com um pouco de cinismo ou algum recado para os críticos, o Christian Horner [chefe da Red Bull] disse que 'é tudo trabalho de equipe'. É claro que não foi um trabalho de equipe. As circunstâncias deram a vitória ao Sergio Pérez. E havia uma Ferrari do Carlos Sainz entre ele e o Verstappen. Se não houvesse essa Ferrari aí, muito provavelmente viria o rádio para o Pérez, como em Barcelona, para que ele abrisse passagem para o Verstappen", observou Seixas.

Na classificação atual do Mundial de Pilotos, Verstappen lidera com 125 pontos, seguido por Leclerc (116) e Pérez (110). Situação que seria bem diferente se o resultado do GP da Espanha fosse outro, como ressaltou Gomes. "Se o Pérez tivesse ganhado o GP da Espanha, teria hoje 117 pontos. O Verstappen ainda seria líder do Mundial, mas com 118, e o Leclerc seria o terceiro. Teríamos um campeonato bem mais apertado", disse o colunista do UOL.

Para Seixas, apesar das reclamações de Pérez, a estratégia da Red Bull voltada para Verstappen é absolutamente normal. "O Verstappen é o atual campeão mundial. É normal e natural vermos o Verstappen ser privilegiado pelas estratégias da Red Bull. Mas, se não fosse o rádio, o Pérez estaria apenas um ponto atrás do Verstappen na disputa pelo campeonato e poderíamos dizer que o Pérez estaria lutando pelo título mundial. Não vai acontecer. O que mais favoreceu o Pérez hoje foi o Sainz na segunda posição", analisou o colunista do UOL.

Gomes também compreende a estratégia utilizada pela escuderia austríaca de concentrar seus esforços em Verstappen. "O segundo piloto não é proibido de ganhar. Mas em campeonatos apertados, de pontuação muito justa, entendemos. O Christian Horner sabe muito bem que o Vettel ganhou dois campeonatos para a Red Bull com três e quatro pontos de vantagem para o segundo colocado. No ano passado, o campeonato foi decidido na última corrida. Tudo o que uma equipe puder fazer para ter um pouco mais de tranquilidade vai acabar fazendo. Pérez mereceu a vitória. Ele ficou à frente do companheiro de equipe o tempo inteiro", finalizou.

Não perca! A próxima edição da Live F1 do Seixas e do Flavio será logo após o GP do Azerbaijão, em 12 de junho. Você pode acompanhar o programa pelo Canal UOL, no canal do UOL Esporte no Youtube e pelas redes sociais do UOL.

Fórmula 1