Topo

Fórmula 1

OPINIÃO

Seixas: 'Verstappen tem grande chance de não deixar mais a liderança'

Do UOL, em São Paulo

22/05/2022 13h57

O Mundial de Pilotos tem um novo líder. Com a vitória deste domingo (22) no GP da Espanha, Max Verstappen ultrapassou Charles Leclerc e, pela primeira vez na temporada, assumiu a ponta da classificação. O atual campeão contou com o abandono do monegasco na corrida em Barcelona, mas o crescimento da Red Bull pode indicar uma disparada do holandês?

Na Live F1 do Seixas e do Flavio, transmitida pelo UOL Esporte logo após as corridas da Fórmula 1, os jornalistas Fábio Seixas e Flavio Gomes conversaram sobre a mudança na liderança do campeonato. Para ambos, com a Ferrari com um ritmo de corrida abaixo do esperado, a tendência é a de Verstappen se distanciar.

"Os dois problemas que o Verstappen teve no começo do campeonato não são daqueles insolúveis, super complicados como o da Mercedes, que foi o conceito do carro. Resolvidos esses problemas, temos grandes chances de ver o Verstappen não deixar mais a liderança do campeonato pela ótima fase da Red Bull e pelo que a Ferrari não está conseguindo fazer em ritmo de corrida", opinou Seixas.

O colunista do UOL se referiu aos dois abandonos de Verstappen nesta temporada, nos GPs do Bahrein e da Austrália. Em ambos, a Red Bull do holandês apresentou problemas no sistema de combustível. Para Seixas, a equipe conseguiu corrigir estes defeitos e devolveu a confiabilidade aos seus carros.

Gomes também apontou a falta de ritmo de corrida da Ferrari como um fator favorável a Verstappen. "Foi a quarta vitória do Verstappen no ano. Em todas as corridas que ele terminou, ganhou - inclusive a sprint race em Imola. A pergunta é a seguinte: dá para parar esse cara? O que a Ferrari, que nesse momento é a única equipe que consegue duelar com a Red Bull. O ritmo de corrida da Ferrari parece ser muito ruim. A equipe consegue boas voltas de classificação, o Leclerc faz grandes tempos no Q3 e larga na pole, mas parece que a equipe vai murchando na corrida", comentou o colunista do UOL.

Para Seixas, a tendência é ver o holandês ampliar a distância para seus concorrentes. "O Verstappen fez o que fez hoje com problema no DRS. Mesmo assim, ele foi lá e venceu a prova. Depois da Austrália, ele estava 34 pontos atrás do Leclerc no campeonato. Agora, já está seis à frente. Ele vai abrir. A Ferrari até pode e deve vencer outras provas e conseguir outras poles", disse.

Embora a Ferrari tenha se destacado nas primeiras corridas da temporada, a falta de consistência da escuderia italiana compromete neste momento a briga com Verstappen e a Red Bull, na visão de Seixas. "Em ritmo de classificação, a Ferrari ainda tem um carro mais rápido. Não muito, mas é, tanto que o Leclerc cravou a pole position. O Verstappen teve problemas na última volta lançada dele, mas não o alcançaria. Em velocidade pura, a Ferrari é hoje a melhor equipe da Fórmula 1. Mas não é corrida de dragster, e sim de 66 voltas e aí a Ferrari deixa a desejar", concluiu.

Não perca! A próxima edição da Live F1 do Seixas e do Flavio será logo após o GP de Mônaco, em 29 de maio. Você pode acompanhar o programa pelo Canal UOL, no canal do UOL Esporte no Youtube e pelas redes sociais do UOL.

Fórmula 1