Topo

Fórmula 1

F1: Leclerc domina treino na Espanha e Mercedes melhora o carro

Charles Leclerc, da Ferrari, durante terceiro treino livre na pista de Barcelona-Catalunha - REUTERS/Nacho Doce
Charles Leclerc, da Ferrari, durante terceiro treino livre na pista de Barcelona-Catalunha Imagem: REUTERS/Nacho Doce

Colaboração para o UOL, em São Paulo (SP)

21/05/2022 09h15

Dominante desde os primeiros treinos, Charles Leclerc, da Ferrari, manteve o ritmo forte e registrou o melhor tempo novamente no terceiro e último treino livre antes das qualificatórias para o GP de Barcelona-Catalunha, sendo seguido por Max Verstappen, da Red Bull, e George Russell, da Mercedes.

Com 1min19s772, Leclerc marcou o melhor tempo do terceiro treino. Verstappen ficou na segunda posição apenas 0.072 atrás da Ferrari. George Russell registrou 1min19s920, o terceiro melhor tempo. Hamilton, que fez boas voltas, ficou em quarto com 1min20s002.

Charles Leclerc, piloto da Ferrari, liderou as duas primeiras sessões de treinos ontem (20), no circuito de Barcelona-Catalunha, depois de bater 1min19s828 e 1min19s67, respectivamente. Carlos Sainz, parceiro de Leclerc na Ferrari, também ficou no Top 5 nos dois primeiros treinos. Hoje, com um desempenho um pouco mais fraco, bateu o quinto melhor tempo.

Com a temperatura da pista muito quente, os pneus que responderam melhor foram os macios, com larga vantagem para os compostos médios. Verstappen, da Red Bull, demorou a entrar no treino, mas conseguiu registrar bons tempos e andar no mesmo ritmo de Leclerc durante boa parte do treino.

Problemas técnicos no começo do treino

Pierre Gasly, piloto francês da Alpha Tauri, teve problemas técnicos logo na saída para o terceiro treino livre. Com o plano de aproveitar toda a hora de treino, Gasly era um dos primeiros a apontar a entrada na pista, mas precisou voltar aos boxes depois de uma forte fumaça no carro e nem chegou a participar do treino de hoje.

Mick Schumacher, piloto da Haas, também teve problemas no treino, mas, diferentemente de Gasly, o alemão chegou a andar no circuito de Barcelona-Catalunha. Após problemas no sistema de freio, Schumacher precisou voltar aos boxes e a equipe recorreu ao extintor para apagar as faíscas no pneu direito traseiro do carro. O alemão não voltou às pistas depois do incidente.

Evolução gradativa da Mercedes

A Mercedes não conseguiu ficar "no pódio" no primeiro treino livre de ontem, com Russell ficando em quarto e Hamilton em sexto. No entanto, após ajustes da equipe, o segundo treino livre foi mais positivo e terminou com as duas Mercedes no pódio, George Russell na segunda posição e Hamilton na sequência.

No terceiro treino, Hamilton e Russell conseguiram registrar bons tempos e andar sempre entre os primeiros colocados, Charles Leclerc e Max Verstappen. George Russell ficou em terceiro e conseguiu andar na casa do 1min19, sendo seguido por Lewis Hamilton, que passou perto do 1min19.

Fórmula 1