Topo

Bufoni tem paixão além do skate e aguarda circuito feminino para competir

Letícia Bufoni posa ao lado do seu carro personalizado de drift Imagem: Divulgação/Redes sociais

Marcello De Vico

Colaboração para o UOL, em Santos (SP)

20/05/2022 04h00

Letícia Bufoni, um das maiores referências do skate feminino brasileiro, carrega consigo uma outra paixão, que vai além do esporte que a consagrou. Pode-se dizer que ela também é praticada sob quatro rodas, mas, nesse caso, elas são muito maiores. Do kart ao drift, modalidade que ainda espera por um circuito feminino para competir, a paulista de 29 anos é fissurada por automobilismo.

A paixão vem de longe, muito antes de o skate passar a ocupar a maior parte do seu tempo. "Tudo começou quando eu era criança, quando participava das corridas de kart, e esse amor foi crescendo ao longo dos anos. E com certeza é algo que faz parte da minha paixão em sentir a adrenalina dos esportes radicais", afirma Bufoni, em entrevista exclusiva ao UOL Esporte.

Relacionadas

"Comecei a andar de kart aos dez e participava de algumas competições até meus 14 anos, porém tive que dar um tempo quando me mudei para os Estados Unidos para ir atrás da carreira como skatista. Quando fui para lá, fiz algumas corridas em pistas profissionais, mas não cheguei a competir. A paixão pelo automobilismo sempre esteve presente na minha vida", conta.

Para quem não é familiarizado com o drift, trata-se de um esporte praticado no Japão desde os anos 1970 e que ganhou fama mundial principalmente após o filme "Velozes e Furiosos: Desafio em Tóquio", de 2006. É um estilo de competição em que a intenção é derrapar com a traseira do veículo para um lado e as rodas dianteiras no sentido contrário da curva.

E o que mais a atrai em tudo isso? "A adrenalina na hora de fazer as manobras, porque você tem que controlar o carro deslizando em alta velocidade pra fazer a curva certinha. E é tudo bem técnico, você tem que sentir o carro, as rodas e puxar o freio de mão na hora certa para dar tudo certo", explica.

Bufoni nas pistas?

Mas e essa paixão toda por drift... Será que vai ficar só no hobbie ou veremos Letícia Bufoni, em breve, competindo nas pistas por aí? "Espero que sim, né [risos]? Mas o esporte ainda não tem um circuito feminino, se um dia tiver vou adorar fazer parte e apoiar", diz. "Não sei se vou competir, mas é algo que vou adorar poder fazer um dia", complementa.

A skatista tem levado o drift a sério, inclusive cercando-se dos principais nomes da modalidade, como o brasileiro Diego Higa e o norte-americano Chris Forsberg, três vezes campeão mundial. "Fiz um curso com o Diego Higa e hoje em dia treino com o Chris Forsberg, que é meu amigo", diz. "Inclusive, o meu carro personalizado foi montado por ele [Forsberg]. Também fiz um curso com o Diego no começo de 2021, e foi isso que me deu a ideia de iniciar o projeto do meu carro de drift", conta.

Letícia Bufoni, então, tem um carro de drift todo personalizado por ela? Isso mesmo. E, claro, hoje é o grande xodó e o veículo preferido dela.

"Eu tenho um carro de drift profissional personalizado com a logo da minha marca, um Nissan 370z, que particularmente é o meu preferido. É o carro que eu uso para realizar meus treinos para um dia competir no drift e é o melhor para quem está começando a praticar o esporte. Ele foi montado e modificado, me deixou na ansiedade durante meses até que ficasse pronto, e é do jeito que eu sempre sonhei", completa.

Garagem recheada

Quem segue Bufoni nas redes sociais certamente já viu alguns dos 'brinquedinhos' que Bufoni possui em sua garagem. E não são só carros. Ela adora motos também. De Audi a McLaren, a skatista não dispensa uma boa companhia enquanto dirige.

Letícia Bufoni com um Audi Imagem: Instagram/Reprodução
Letícia Bufoni e seu McLaren 720S Imagem: Reprodução

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Bufoni tem paixão além do skate e aguarda circuito feminino para competir - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Esporte