Topo

'Não queria chegar aos 22': Tenista australiana conta luta contra depressão

Tenista australiana Destanee Aiava durante torneio de Melbourne, em janeiro de 2022 - Daniel Pockett/Getty Images
Tenista australiana Destanee Aiava durante torneio de Melbourne, em janeiro de 2022 Imagem: Daniel Pockett/Getty Images

Colaboração para o UOL, em Santos (SP)

17/05/2022 15h05

A tenista australiana Destanee Aiava deu um forte depoimento no Instagram afirmando que planejou o suicídio no mês passado, mas foi impedida de última hora por três pessoas. "Eu não queria chegar ao meu aniversário de 22 anos, mas sei que minha família e amigos ficarão felizes em saber que estou viva neste dia, o que deve ser especial", diz trecho do texto.

Destanee, que atualmente ocupa a 463ª posição do ranking da WTA, tentou suicídio no Domingo de Páscoa, dia 17 de abril, e completou 22 anos em 10 de maio, há uma semana.

"Às vezes, as pessoas que você encontra na vida podem fazer você sentir que não merece ser amado, mas no final do dia eu aprendi: 'Deus é fiel e não permitirá que você seja testado além de suas forças, mas com o seu julgamento também lhe dará uma saída para que você possa suportá-lo'", acrescentou.

Destanee alcançou a sua melhor colocação na WTA em 2017, quando chegou ao 147º lugar e conquistou três títulos. Ao longo da carreira, ela já disputou cinco Grand Slams e acumulou mais de meio milhão de dólares em prêmios.

A tenista recebeu apoio dos torcedores após o relato, e agradeceu: "Obrigado por me enviar amor e bons desejos hoje".

Peça ajuda

Caso você esteja pensando em cometer suicídio, procure ajuda especializada como o CVV e os CAPS (Centros de Atenção Psicossocial) da sua cidade.

O CVV (https://www.cvv.org.br/) funciona 24 horas por dia (inclusive aos feriados) pelo telefone 188, e também atende por e-mail, chat e pessoalmente. São mais de 120 postos de atendimento em todo o Brasil.