Topo

NBA apresenta troféu renovado e com base de ouro; veja como é feito

Novos troféus da NBA, lançados especialmente para a 75ª temporada da liga - Divulgação/NBA
Novos troféus da NBA, lançados especialmente para a 75ª temporada da liga Imagem: Divulgação/NBA

Do UOL, em São Paulo

12/05/2022 14h50

A temporada que marca o 75º aniversário da NBA terá um troféu especial para o time campeão. A taça foi apresentada hoje (12) pela liga norte-americana de basquete, com direito a uma nova base de ouro com a grafia de todas as equipes campeãs das edições anteriores (veja mais abaixo como o troféu é feito).

Este e outros cinco troféus foram remodelados nesta temporada, todos eles projetados em colaboração com o artista Victor Solomon e com a rede de joalherias Tiffany & Co. Trata-se da taça de campeão da NBA, do prêmio de MVP das finais, dos títulos da conferência Leste e Oeste e também dos prêmios de MVP das finais de conferência.

Os seis troféus homenageiam jogadores que marcaram época na NBA. Além do tradicional Troféu Larry O'Brien, entregue todo ano ao campeão, a liga agora batizou os demais com os nomes de Bill Russell, Larry Bird, Earvin 'Magic' Johnson, Bob Cousy e Oscar Robertson (veja cada um deles mais abaixo).

Oito franquias ainda estão vivas na disputa pelo título da NBA nesta temporada, em quatro semifinais de conferência em situação parecida: placar de 3 a 2 e um dos times a uma vitória da classificação. Hoje (12) o Miami Heat tenta fechar a série fora de casa contra o Philadelphia 76ers às 20 horas (de Brasília), mesma situação do Phoenix Suns em visita ao Dallas Mavericks às 22h30. Amanhã (13), Golden State Warriors e o atual campeão Milwaukee Bucks jogam em suas casas, respectivamente contra Memphis Grizzlies e Boston Celtics, e também podem se classificar.