Topo

EA confirma rompimento com a Fifa e revela nome de seu novo game de futebol

EA Sports anunciou rompimento com a Fifa e franquia terá novo nome - Divulgação/EA
EA Sports anunciou rompimento com a Fifa e franquia terá novo nome Imagem: Divulgação/EA

Do UOL, em São Paulo (SP)

10/05/2022 13h11

A franquia Fifa está com os dias contados. A EA Sports, desenvolvedora do jogo, comunicou na tarde de hoje que a partir de julho de 2023 o game passará a ser chamado de EA Sports FC — confirmando o rompimento com a entidade máxima do futebol.

O Fifa 23, que deve ser lançado no final de setembro/começo de outubro deste ano, será o último jogo da história da franquia que terá o nome da entidade.

A EA ressaltou que todos os modos presentes no Fifa também estarão no EA Sports FC, como o Ultimate Team, modo carreira, Pro Clubes e Volta.

Os contratos exclusivos com a Premier League, a La Liga, a Bundesliga, a Serie A, MLS, Uefa, Conmebol e Nike também seguem.

Com esses contratos, a EA entende que ter a marca Fifa já não é essencial para que o jogo tenha a chancela de simulador oficial do futebol — seu principal concorrente no segmento é o eFootball, o antigo PES (Pro Evolution Soccer), que teve o nome alterado em 2021 pela Konami.

Em outubro de 2021, o colunista Marcel Rizzo, do UOL Esporte, noticiou que a EA havia desistido do contrato milionário de licenciamento com a Fifa, que vence neste ano.

Segundo o jornalista Tariq Panja, do New York Times, a EA pagava anualmente para a Fifa mais de US$ 100 milhões (R$ 548 milhões), que seria a principal receita comercial da federação internacional atualmente. A crise econômica causada pela pandemia explicaria a vontade da EA de economizar esse valor, o que seria um baque nas contas da entidade que comanda o futebol.

Leia o comunicado da EA na íntegra:

Para os fãs de futebol em todos os lugares,

Quero começar agradecendo a esta incrível comunidade de mais de 150 milhões de fãs por ajudar a construir a maior plataforma de entretenimento de futebol do mundo - EA SPORTS? FIFA.

Depois de quase 30 anos criando experiências de futebol interativas que definem o gênero, em breve começaremos uma nova era emocionante.

No próximo ano, o EA SPORTS FC se tornará o futuro do futebol da EA SPORTS. Juntamente com nossos mais de 300 parceiros de licença em todo o esporte, estamos prontos para levar as experiências globais de futebol a novos patamares, em nome de todos os fãs de futebol em todo o mundo.

Tudo o que você ama em nossos jogos fará parte do EA SPORTS FC - as mesmas ótimas experiências, modos, ligas, torneios, clubes e atletas estarão lá. Ultimate Team, Career Mode, Pro Clubs e VOLTA Football estarão todos lá. Nosso portfólio de licenciamento exclusivo de mais de 19.000 jogadores, mais de 700 equipes, mais de 100 estádios e 30 ligas nas quais continuamos investindo por décadas ainda estará lá, exclusivamente no EA SPORTS FC. Isso inclui parcerias exclusivas com a Premier League, LaLiga, Bundesliga, Serie A, MLS - e muito mais.

Esta nova plataforma independente trará novas oportunidades - inovar, criar e evoluir. Isso é muito mais do que apenas uma mudança de símbolo - como EA SPORTS, estamos comprometidos em garantir que o EA SPORTS FC seja um símbolo de mudança. Estamos dedicados a reinvestir significativamente no esporte e estamos entusiasmados em trabalhar com um número grande e crescente de parceiros para expandir para novas experiências autênticas que trazem alegria, inclusão e imersão a uma comunidade global de fãs. Estou ansioso para compartilhar mais detalhes sobre esses planos nos próximos meses.

O EA SPORTS FC nos permitirá realizar esse futuro e muito mais... mas não antes de entregarmos nosso jogo mais expansivo de todos os tempos com nosso atual parceiro de direitos de nomes, a FIFA, por mais um ano. Estamos comprometidos em garantir que a próxima FIFA seja a melhor de todos os tempos, com mais recursos, modos de jogo, conteúdo da Copa do Mundo, clubes, ligas, competições e jogadores do que qualquer título da FIFA antes.

Estamos incrivelmente empolgados em construir o futuro do futebol global com todos vocês e ficaremos felizes em compartilhar mais informações sobre o EA SPORTS FC no verão de 2023. O futuro do esporte é muito grande e brilhante, e os fãs de futebol estão alcançando cada canto do mundo. O futebol global faz parte da EA SPORTS há quase trinta anos - e hoje garantimos que assim será nas próximas décadas.

Existimos para criar o futuro do fandom de futebol - seja virtual ou real, digital ou físico, é tudo futebol. Obrigado por seu apoio contínuo.