Topo

Fórmula 1

Leclerc admite: pensou que dava para passar Verstappen no GP de Miami

Do UOL, em São Paulo

08/05/2022 18h50

Um acidente entre Lando Norris e Pierre Gasly na 41ª de 57 voltas do Grande Prêmio de Miami de Fórmula 1 fez com que o safety car fosse acionado e a reta final da prova ficasse imprevisível. Líder tranquilo desde a nona volta, Max Verstappen foi ameaçado por Charles Leclerc, mas segurou a vantagem e foi o grande vencedor do domingo.

Na entrevista concedida à organização, Leclerc admite ter pensado que dava para passar o holandês em algum momento das dez últimas voltas. "Verstappen me ultrapassou [na nona volta] e ficou muito mais difícil. No final, pensei que poderia pegá-lo em um ponto, cheguei perto dele, mas hoje eles tiveram a vantagem em termos de ritmo e foram mais fortes", disse, antes de completar:

"Foi uma corrida muito difícil fisicamente falando, sofremos um pouco. Mas no fim, foi divertido. Foi legal ver tantas pessoas aqui neste fim de semana, tantos fãs da Ferrari. Muito obrigado. Nós precisamos agora continuar trabalhando, porque as próximas corridas serão importantes e podemos evoluir."

A vitória nos Estados Unidos é a terceira em cinco provas na temporada e leva Verstappen para 85 pontos na classificação do mundial de pilotos, contra 104 de Leclerc — além dos 25 pontos da prova, o holandês também deu a volta mais rápida. A vantagem do ferrarista que era de 27 pontos agora cai para 19, colocando mais emoção na temporada 2022 da F1.

Charles Leclerc sabe que a disputa está aberta: "Tem sido muito apertada [a disputa com Verstappen] e é isso que o público quer ver."

Na prova, Leclerc foi o pole position, mas perdeu a liderança na nona volta, quando Max colocou de lado e numa manobra única na curva um conseguiu ultrapassá-lo. A chance do piloto nascido em Monaco de ultrapassar só rolou depois do acidente entre Norris e Gasly. Leclerc abriu asa móvel para cima de Verstappen e colou, somente 0s7 atrás, dando botes frequentes no holandês, com tentativas de diminuir a diferença de tempo nas curvas. Verstappen controlou bem o adversário e abriu 1s4 a duas voltas do fim, confirmando a boa vitória.

A próxima prova será o GP da Espanha no dia 22 de maio.

Fórmula 1