PUBLICIDADE
Topo

UOL Esporte vê TV

Janaína Xavier anuncia saída da Globo depois de 23 anos na emissora

Janaina Xavier, apresentadora do SporTV - Sergio Zalis/Globo
Janaina Xavier, apresentadora do SporTV Imagem: Sergio Zalis/Globo

Do UOL, em São Paulo (SP)

02/05/2022 11h37

A apresentadora Janaína Xavier anunciou em suas redes sociais a sua saída do Grupo Globo após 23 anos na emissora.

"Estou pronta para novas oportunidades e ansiosa para encarar essas páginas em branco e começar a escrever uma nova história. No Rio, em Curitiba, em SP, ou em qualquer outro lugar. Obrigada, Globo! Obrigada, SporTV! Foi uma linda jornada!", disse a jornalista no comunicado.

Janaína cresceu acompanhando as vitórias esportivas do pai, Raul de Paula Xavier, que quase embarcou na carreira de jogador profissional. Mas, ao ser aprovado no vestibular de medicina, seguiu outro caminho. A paranaense herdou a paixão por esporte, mas preferiu manter as agulhas e o estetoscópio distantes, porque sempre sonhou com a televisão.

"Escolhi o jornalismo porque eu queria trabalhar em televisão, e aí trabalhar com o esporte foi quase uma consequência. O meu pai conversou com um grande amigo lá de Cascavel que já trabalhava em Curitiba, na [emissora] CNT, o Fernando Gomes. Ele tinha um programa de esporte chamado 'Mesa Redonda', e meu pai pediu para que eu acompanhasse a produção e tudo mais. Na época, nem poderia fazer estágio ainda, não tinha remuneração, mas eu fui. Isso que marcou o início da minha carreira e eu nunca mais saí até eu terminar a faculdade", contou em entrevista ao UOL Esporte em maio do ano passado.

Toda a experiência que Janaína acumulou na CNT rendeu frutos. Assim que se formou na faculdade aos 21 anos, ela foi convidada para trabalhar na RPC, a afiliada do Grupo Globo no Paraná.

A apresentadora é mãe de duas meninas Maria Eduarda, de 12 anos e Maria Vitória, que nasceu em outubro do ano passado.

Veja o comunicado na íntegra:

O ano era 1.999. Eu tinha 21 anos, recém formada, fui contratada pra ser repórter de esportes da TV Paranaense, afiliada da Globo em Curitiba. Um ano depois fui pro esporte da Tv Globo em SP. Segui para uma passagem rápida no RJ, e então voltei pra primeira redação, em Curitiba. Em 2007 voltei pro RJ, pro SporTV. 15 anos depois escrevo esse texto, já com um sentimento de vazio, mas, especialmente, de extrema gratidão! Nunca trabalhei em outra empresa. Foram ao todo 23 anos de Grupo Globo, a casa que me recebeu jovem, imatura, despreparada, acreditou no meu potencial, e me transformou na profissional que sou. Tenho orgulho da minha trajetória, e de cada degrau que subi (e desci) até chegar ao comando do Sportvnews. Transmissões, jogos decisivos, Mundiais, finais marcantes, viagens inesquecíveis, Olimpíadas, Copas do Mundo, Planeta, News, e vocês, meus amigos queridos. Obrigada por fazerem parte disso! Alguns se tornaram família. Festejamos conquistas e choramos juntos. Sem vocês, em muitos momentos, eu não teria conseguido! Foi ao longo dessa caminhada que tive minhas filhas. Duda nasceu da relação com o Luiz, com quem, por 14 anos, compartilhei a vida e incontáveis transmissões de eventos esportivos. Mavi chegou há 6 meses, depois que uma grande amiga (que conheci dentro da empresa) me apresentou ao Gu, e mal sabia ela que estava me proporcionando o encontro com meu grande amor. Então veio nossa Maria Vitória, para nos mostrar que nem tudo acontece como planejamos. Vida profissional e pessoal se misturaram nas últimas mais de duas décadas. E não tinha como ser diferente, porque na verdade, sempre foi uma coisa só. E viveria tudo de novo! Com dor (literal) no coração, eu me despeço. Esse ciclo acabou, como entendemos as duas partes, após muitas conversas. Deixo minha casa, mas com a porta sempre entreaberta. Vou descobrir o que eu tenho para viver aqui do outro lado. Estou pronta para novas oportunidades e ansiosa para encarar essas páginas em branco e começar a escrever uma nova história. No Rio, em Curitiba, em SP, ou em qualquer outro lugar. Obrigada, Globo! Obrigada, SporTV! Foi uma linda jornada!

UOL Esporte vê TV