Topo

Tom Brady ganha prêmio no Oscar do esporte e cita Pelé: 'Sempre admirei'

Tom Brady durante o Super Bowl LIII, em Atlanta. Ele foi homenageado pelo conjunto da obra no Laureus - Kevin C. Cox/Getty Images/AFP
Tom Brady durante o Super Bowl LIII, em Atlanta. Ele foi homenageado pelo conjunto da obra no Laureus Imagem: Kevin C. Cox/Getty Images/AFP

Do UOL, em São Paulo

24/04/2022 16h00

Dono de vários recordes da NFL, a liga de futebol americano dos Estados Unidos, o quarterback Tom Brady será homenageado na cerimônia do Prêmio Laureus, o Oscar do esporte. Ele é o novo ganhador do troféu "Lifetime Achievement Award", uma espécie de tributo pelo conjunto da obra de sua carreira que vai para a 23ª temporada em 2022 - recentemente, ele desistiu de se aposentar.

Em suas primeiras declarações após o Laureus, Tom Brady mencionou Pelé. "Em 2000, Pelé foi agraciado com este prêmio. No ano passado, foi a vez de Billie Jean King. Duas pessoas que sempre admirei. Portanto, agradeço do fundo do meu coração. É realmente incrível receber essa honra esta noite", afirmou o atleta de 44 anos.

Pelé atualmente está em tratamento de um câncer no cólon direito com metástase em intestino, fígado e pulmão.

Pelé - Reprodução - Reprodução
Pelé, Gisele Bundchen e Tom Brady posam para foto em 2013
Imagem: Reprodução

No restante de seu discurso, Tom Brady relembrou a carreira e o legado que constrói dentro do esporte: "Eu jogo futebol americano há 31 anos. Tive a sorte de me apaixonar por esse esporte, que me presenteou com tantos momentos inesquecíveis. Esta premiação foi criada no ano 2000, quando Nelson Mandela afirmou que 'o esporte tem o poder de mudar o mundo', e eu concordo totalmente com isso. O esporte transcende fronteiras, raças, religiões e etnias. Aproxima as pessoas de forma muito positiva. Na minha opinião, ele traz à tona o melhor de cada um de nós."

O quarterback foi draftado pelo New England Patriots na sexta rodada do Draft de 2000. Brady jogou pelos Patriots até 2019 e foi hexacampeão do Super Bowl. Na sequência, fechou com o Tamba Bay Buccanners, onde jogou as últimas duas temporadas e foi campeão do Super Bowl no ano passado. Com sete títulos, ele é o maior campeão da história da NFL.

Foram 22 temporadas na principal liga de futebol americano dos Estados Unidos até ele anunciar a aposentadoria em fevereiro. Já no mês seguinte voltou atrás da decisão para disputar mais uma temporada pelo Tampa Bay Buccanners. "Nesses últimos meses eu percebi que meu lugar ainda é no campo e não nas arquibancadas", disse.

Tom Brady é marido da modelo brasileira Gisele Bundchen.