Topo

Fórmula 1

OPINIÃO

Gomes: 'Leclerc teve domínio assombroso e controlou a corrida inteira'

Do UOL, em São Paulo

10/04/2022 11h00

Charles Leclerc passeou em Albert Park neste fim de semana. O piloto da Ferrari venceu com sobras o GP da Austrália neste domingo (10), com direito a um grand chelem - fez a pole position, a volta mais rápida da prova e, de quebra, ganhou de ponta a ponta. De quebra, o monegasco viu a Red Bull deixar Max Verstappen na mão de novo. Assim como no Bahrein, o atua campeão mundial abandonou após problemas em seu carro.

Na Live F1 do Seixas e do Flavio, transmitida pelo UOL Esporte logo após as corridas da Fórmula 1, os jornalistas Fábio Seixas e Flavio Gomes comentaram os principais destaques do GP da Austrália. Ambos exaltaram o desempenho da Ferrari neste início da temporada e apontaram Leclerc como o nome a ser batido.

"Foi uma grande prova do Leclerc. Controlou a corrida inteira. Deu uma pequena vacilada na segunda relargada, quando o Verstappen ameaçou fazer a ultrapassagem, mas depois ele controlou a corrida. Foi realmente um domínio assombroso", comentou Gomes.

Seixas também destacou a superioridade exibida pela Ferrari não apenas no circuito de Albert Park, mas neste início de temporada. "Não bastasse a Ferrari estar sobrando, a concorrência não está conseguindo chegar perto. A Mercedes não tem um carro para andar lá na frente, mas até está começando a ensaiar uma reação, embora esteja distante de lutar por vitórias. A Red Bull, que pintava como grande adversária da Ferrari, não está conseguindo acompanhar o ritmo dela", analisou o colunista do UOL.

Leclerc abriu grande vantagem na liderança do Mundial de Pilotos: o monegasco chegou aos 71 pontos, quase o dobro de Russell, segundo colocado com 37. A distância para Max Verstappen é de 46 pontos. Um dado interessante: desde 2011, todo piloto que obteve um grand chelem levou o título da temporada.

Leclerc teve um desempenho tão incontestável na Austrália que protagonizou um episódio curioso no fim da corrida, como lembrou Gomes. "No final, foi engraçado quando ele pediu, pelo rádio, para fazer a melhor volta. Como tem acontecido na Fórmula 1, quando o piloto tem uma grande vantagem vai para o box e coloca o pneu macio e garante o ponto extra da melhor volta. O engenheiro da Ferrari falou 'negativo', mas ele acabou fazendo a melhor volta da corrida na última volta, com pneu velho", disse o colunista do UOL.

Para Seixas, o GP da Austrália reservou momentos que resumem bem esta primeira parte da temporada. "Por duas vezes na prova, a vantagem que o Leclerc construiu foi destruída pelo safety car. Quando houve a relargada, ele abriu vantagem de novo e ia ganhar a corrida de qualquer forma. O Verstappen chegaria em segundo, mas nem isso ele conseguiu. Mais uma vez deu algo errado no carro da Red Bull. As duas grandes imagens do dia, para mim, são o Leclerc comemorando e o carro da Red Bull abandonando, todo sujo pela ação dos extintores. Elas mostram o que é esse início de campeonato. Hoje, a Ferrari não tem concorrência na Fórmula 1", concluiu.

Não perca! A próxima edição da Live F1 do Seixas e do Flavio será logo após o GP da Emilia Romagna, em 24 de abril. Você pode acompanhar o programa pelo Canal UOL, no canal do UOL Esporte no Youtube e pelas redes sociais do UOL.

Fórmula 1