Topo

Como Hamilton: Cinco atletas que alteraram seus nomes depois da fama

Lewis Hamilton em sessão de fotos da Mercedes para a temporada 2022 - Reprodução/Instagram
Lewis Hamilton em sessão de fotos da Mercedes para a temporada 2022 Imagem: Reprodução/Instagram

Do UOL, em São Paulo

16/03/2022 04h00

Lewis Hamilton surpreendeu o mundo do esporte ao anunciar que irá mudar seu nome para incluir o sobrenome de sua mãe. O piloto inglês afirmou que passará a adotar 'Larbalestier'.

Assim como Hamilton, outros atletas também alteraram a forma como são chamados, por diversas razões, durante a carreira. No caso do heptacampeão da F1, a motivação da mudança foi ele não entender por que o sobrenome das mulheres desaparece após o casamento.

O UOL Esporte listou cinco atletas que também modificaram seus nomes ou apelidos depois da fama:

Muhammad Ali

muhammed - ACTION IMAGES/REUTERS - ACTION IMAGES/REUTERS
Muhammad Ali, um dos maiores atletas de todos os tempos
Imagem: ACTION IMAGES/REUTERS

Lenda do boxe, Muhammad Ali faleceu em 2016, aos 74 anos. No entanto, seu nome de batismo era Cassius Marcellus Clay.

O pugilista adotou o nome conhecido quando se converteu ao islamismo, depois de ter vencido sua primeira luta por um cinturão.

Considerado um dos atletas mais importantes dos últimos tempos, o norte-americano realizou 62 lutas durante a carreira. Ele venceu 57 delas, sendo 37 por nocaute.

Tifanny Abreu

tifanny - Neide Carlos/Vôlei Bauru - Neide Carlos/Vôlei Bauru
Tifanny Abreu, oposta do Vôlei Bauru
Imagem: Neide Carlos/Vôlei Bauru

Primeira atleta trans a jogar em um campeonato de alto nível no Brasil, em 2017, a jogadora de vôlei Tiffany Abreu jogou profissionalmente como Rodrigo Pereira de Abreu até os 29 anos. Após ter passado pelo processo de transição de gênero na vida adulta, ela assinou contrato com o Bauru para disputar a Superliga Feminina de Vôlei.

Ela conta que sofreu preconceito no vôlei masculino, quando ainda era Rodrigo, por ser afeminado. A jogadora passou por duas cirurgias de mudança de sexo e recebeu o nome Tifanny quando foi acolhida por um grupo de atletas homossexuais.

Odafe Oweah

odafe - Christian Petersen/Getty - Christian Petersen/Getty
Odafe Oweah, defensive end do Baltimore Ravens, da NFL
Imagem: Christian Petersen/Getty

Selecionado pelo Baltimore Ravens na 31ª escolha do Draft da NFL de 2021, Odafe foi anunciado como "Jayson Oweh" na hora da escolha. Afinal, esse foi o nome que o defensor utilizou durante toda sua carreira no colégio e na universidade.

Após entrar na liga profissional de futebol americano, ele decidiu adotar seu primeiro nome, de origem nigeriana, e passou a ser "Odafe Oweh". Antes, o outside linebacker optava pelo nome americanizado por causa da forma como as pessoas pronunciavam Odafe de maneira equivocada.

Emerson Sheik

sheik - Marcello Zambrana/AGIF - Marcello Zambrana/AGIF
Emerson Sheik, durante partida entre Corinthians e Cruzeiro
Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

Campeão mundial com o Corinthians, Emerson Sheik passou por uma série de clubes em sua carreira. Tudo começou no São Paulo, mas não como o conhecemos atualmente. O ex-jogador, batizado como Márcio Passos Albuquerque, trocou seu nome para Emerson quando adulterou sua certidão de nascimento.

O motivo da adulteração foi diminuir a idade do jogador, que tinha 18 anos e passou a ter 15 para ter mais chances no futebol profissional. Quando a irregularidade foi descoberta, ele foi negociado para o Japão, e depois foi para o futebol do Qatar. Foi lá que ele ganhou o apelido de "Sheik". No entanto, ele já afirmou que não gosta de ser chamado assim.

Metta Sandiford-Artest

ron artest - Allen Einstein/NBAE via Getty Images - Allen Einstein/NBAE via Getty Images
Metta Sandiford-Artest
Imagem: Allen Einstein/NBAE via Getty Images

Ron Artest, então ala do Los Angeles Lakers, foi autorizado por um Tribunal de Justiça em 2011 a alterar o seu nome para "Metta World Peace". "Metta" é um termo budista, sinônimo de amor e gentileza, enquanto "World Peace" significa "paz no mundo", em inglês.

Aos 31 anos, ele afirmou que decidiu fazer a alteração "por motivos pessoais". Depois, ele ainda mudou novamente seu nome para "Metta Sandiford-Artest", adotando o sobrenome de sua esposa.

  • Veja análises e últimas notícias do esporte no UOL News Esporte com Domitila Becker: