Topo

Em meio à guerra, Ucrânia tem recorde de melhadas na Paralímpiada de Pequim

13.3.22 - Porta-bandeira da Ucrânia durante a cerimônia de encerramento dos Jogos Paralímpicos de Inverno de Pequim - PETER CZIBORRA/REUTERS
13.3.22 - Porta-bandeira da Ucrânia durante a cerimônia de encerramento dos Jogos Paralímpicos de Inverno de Pequim Imagem: PETER CZIBORRA/REUTERS

Do UOL, em São Paulo

13/03/2022 13h23

Em meio à invasão promovida pelo Exército russo, a delegação ucraniana fez história nos Jogos Paralímpicos de Invernos em Pequim, encerrados neste domingo (13), e conquistou seu maior número de medalhas desde 1996, quando passou a competir como país independente.

Em Pequim, os ucranianos conquistaram 11 medalhas de ouro, 10 de prata e oito de bronze, num total de 29, ficando em segundo lugar no quadro geral atras apenas da China, com 61 medalhas (18 de ouro, 20 de prata e 23 de bronze). O Canadá ficou na terceira posição do ranking, com oito ouros, seis pratas e 11 bronzes - 25 no total.

Antes do início dos jogos, havia dúvida de que os 20 atletas ucranianos conseguiriam até mesmo chegar à China, e até mesmo dividir pódio com russos, durante a ofensiva militar, que começou dias antes dos Jogos. Mas o Comitê Paralímpico Internacional proibiu a participação dos russos e bielorrussos como parte das sanções à invasão.

Os ucranianos comoveram o mundo ao relatar a forma atribulada como conseguiram viajar para Pequim e dominaram no biatlo. No sábado foram usados como um exemplo de superação pelo presidente do país, Volodymyr Zelensky.

"As vitórias da Ucrânia para todos nós valem o seu peso em ouro, prata, ou bronze. Elas mostram ao mundo quem são os ucranianos e a força que temos, com uma arma nas mãos no campo de batalha ou uma espingarda desportiva numa pista de biatlo", disse Zelensky.

Com a trégua olímpica quebrada devido à invasão russa à Ucrânia, o que motivou protestos dos comitês olímpico e paralímpico internacionais, a cerimônia de encerramento ficou marcada pelo "apelo à paz, através da união e do diálogo".