Topo

Em 8º no esqui cross-country misto, Brasil se despede da Paralímpiada

Parte da equipe brasileira de esqui esqui cross-country mista - Ale Cabral/CPB
Parte da equipe brasileira de esqui esqui cross-country mista Imagem: Ale Cabral/CPB

Do UOL, em São Paulo

13/03/2022 10h02

O Brasil ficou na oitava e última colocação com a equipe de revezamento misto do esqui cross-country no último dia de competições dos Jogos Paralímpicos de Inverno Pequim 2022 neste sábado (12). Aline Rocha, Cristian Ribera, Guilherme Rocha e Robelson Lula completaram um trajeto de 2,5 km cada em 34min10s.

Os Estados Unidos conquistaram a medalha de ouro, a China ficou com a prata, enquanto o Canadá completou o pódio. Esta prova reúne esquiadores sentados, chamados de sitting ski, com lesões nos membros inferiores, e andantes, com comprometimento nos membros superiores e/ou deficiência visual.

O Brasil era a única equipe com quatro integrantes de sitting ski - foi a primeira vez, em três participações do país em Jogos de Inverno, que o país usou quatro esquiadores.

Primeiro a largar, Lula sofreu uma queda e chegou em quinto lugar na primeira parte da prova. Depois, Cristian Ribera entregou para Aline Rocha com a equipe na sétima colocação. A paranaense completou o seu trecho na oitava posição, classificação em que Guilherme Rocha encerrou a prova após também sofrer uma queda.

"Consegui manter o ritmo forte em todo o trajeto, apesar da queda que tive na curva. Consegui me manter em quinto. Mas, no geral, está todo muito de parabéns", afirmou o paraibano Robelson Lula.

"Hoje a neve estava excelente, para mim, estava ótima. Acabou sendo a minha melhor volta de todas as provas nos Jogos. Foi muito bom poder participar. Foi uma diversão para a gente", completou Aline Rocha.

Na madrugada de sábado, Aline Rocha terminou em 10º nas finais da prova de esqui cross-country de média distância. Entre o rondoniense Cristian Ribera conseguiu a melhor posição para o país, com o 13º melhor tempo.

Ela completou o percurso de 7,5 km no feminino em 30min07s. A prova de média distância, que contou com 16 participantes na atual edição.

A medalha de ouro ficou com a chinesa Yang Hongqiong (24min47s), a americana Oksana Masters foi prata (25min24s) e Jing Ma, também da China, foi bronze (26min22s).

Esta é a terceira participação do Brasil em Jogos Paralímpicos de Inverno -e, desta vez, com delegação recorde. Seis atletas compuseram a missão em Pequim, sendo cinco do esqui cross-country e um no snowboard.

A cerimônia de encerramento está marcada para este domingo (13), no Ninho do Pássaro, na capital chinesa. O snowboarder gaúcho André Barbieri foi escolhido o porta-bandeira do Brasil.