Topo

Ex-jogador da NFL, Shane Olivea morre aos 40 anos

Shane Olivea, ex-jogador de futebol americano - Reprodução/LA Chargers
Shane Olivea, ex-jogador de futebol americano Imagem: Reprodução/LA Chargers

Colaboração para o UOL, em São Paulo

04/03/2022 10h09

O ex-jogador de futebol americano Shane Olivea morreu aos 40 anos. A informação foi divulgada pelo time Los Angeles Chargers, pelo qual ele jogou. De acordo com o site E!, Olivea faleceu na última quarta-feira (2).

Shane foi selecionado pelos Chargers na sétima rodada da NFL de 2004 após uma carreira universitária de destaque em Ohio State. Ele jogou por quatro temporadas em San Diego, sendo titular em 57 dos 60 jogos disputados.

"Em 2006, Olivea foi parte integrante da linha ofensiva que ajudou LaDainian Tomlinson a quebrar o recorde de touchdowns em uma única temporada da NFL", escreveu a franquia em seu comunicado.

A causa de sua morte não foi divulgada. No entanto, após sua quarta temporada em San Diego, em 2008, Olivea foi liberado pelos Chargers e entrou na reabilitação para tratar de um vício em opioides que desenvolveu durante seu ano de estreia na NFL.

Ele disse ao Columbus Dispatch que ele tomava 125 comprimidos de Vicodin (um analgésico opioide) por dia no auge de seu vício, uma quantidade grande o suficiente para que seus médicos considerarem ele estar vivo como um "milagre ambulante".

"No meu auge no Vicodin, eu tomava 125 por dia. Chegou ao ponto de eu pegar uma pilha de 15 Vicodin e ter que tomá-los com leite achocolatado. Se eu tentasse com água ou Gatorade, vomitava. Não houve um dia na NFL que eu não estivesse chapado depois do meu ano de estreia", revelou o jogador na época.

Apesar disso, Olivea encontrou a sobriedade. Em 2015, ele se matriculou novamente na universidade de Ohio para terminar sua graduação. No ano seguinte, depois de oito anos sóbrio, se formou em indústria do esporte.