Topo

Ucranianos se recusam a enfrentar russos pela Copa do Mundo de esgrima

Equipe ucraniana deixa o local da competição - Reprodução/Twitter
Equipe ucraniana deixa o local da competição Imagem: Reprodução/Twitter

Colaboração para o UOL, em Maceió

27/02/2022 12h32

Os representantes da equipe ucraniana de esgrima se recusaram hoje (27) a enfrentar os russos que estavam inscritos na etapa do Cairo (Egito) da Copa do Mundo da categoria florete. O momento, captado pelos torcedores no ginásio, logo ganhou as redes sociais.

O descontentamento em forma de protesto acontece devido à invasão russa à Ucrânia ao longo da semana, num conflito que já deixou centenas de mortos em várias cidades com bases militares na região.

No vídeo que viralizou, é possível ver o momento em que os atletas ucranianos comunicam a decisão de não competir com os vizinhos russos aos juízes e membros da Federação Internacional de Esgrima. Logo depois, são aplaudidos pelos torcedores que apoiaram a decisão.

Ao final da etapa, os russos Anton Borodachev e Vladislav Mylnikov ocuparam o primeiro e o segundo lugar do pódio. Klod Yunes, foi o melhor colocado dos representantes ucranianos, na 79ª colocação.

A Federação Internacional de Esgrima, que tem como presidente um dos homens mais ricos da Rússia e acionista do Arsenal, Alisher Usmanoum, ainda não se pronunciou oficialmente sobre o assunto.