Topo

MMA


Brasileiro lutou MMA perto da guerra na Ucrânia: "Sou acostumado"

Marcio Pedra lutou MMA em Sochi, cidade perto da Ucrânia e que foi uma das primeiras a fechar aeroporto - Luiz Pires Dias/Zuffa LLC via Getty Images
Marcio Pedra lutou MMA em Sochi, cidade perto da Ucrânia e que foi uma das primeiras a fechar aeroporto Imagem: Luiz Pires Dias/Zuffa LLC via Getty Images

Do UOL, no Rio de Janeiro

24/02/2022 18h52

Marcio "Pedra" Santos perdeu ontem (23) por pontos para o russo Mikhail Allakhverdian na luta principal do AMC Fight Nights 109, em Sochi, balneário russo no Mar Negro. Horas depois e a poucos quilômetros da sua localização, o brasileiro ficou preso no país por causa do conflito iniciado pelo presidente da Rússia, Vladimir Putin, com a Ucrânia.

O aeroporto de Sochi foi o primeiro a ser fechado devido ao perigo. É que a cidade fica muito perto da fronteira com a Ucrânia. Evidentemente que Marcio não gostou do que soube, mas nada que o abalasse tanto assim. Voltar ao Brasil, por enquanto, está fora dos planos.

"Fomos pegos de surpresa. [A guerra] Era iminente, mas fomos surpreendidos por ela. Eu ia voar de volta para o Daguestão [República russa, e local onde treinou], mas os aeroportos estão fechados até novo aviso. Não sou bom em geografia, mas meu tradutor me disse que estávamos basicamente na fronteira com a Ucrânia, então estou tenso agora", disse ao MMA Fighting.

"A tradutora me disse que estamos quase no epicentro. Eu fiquei tipo, moro em Belford Roxo [Rio de Janeiro], então estou acostumado com guerras, [mas] fiquei preocupado. Achei que estávamos distantes [do conflito], mas depois descobri que estamos mais perto do que esperávamos", completou.

Santos tem o costume de treinar por alguns meses no Daguestão antes de lutar na Rússia. Foi assim em 2021 e agora. Ele planejava repetir a estratégia para as lutas que tem marcadas no país em maio e junho. Porém, não há como ter certeza que isso será possível com o início da guerra. "Agora é esperar e ver como as coisas vão se desenrolar", afirmou.