Topo

Preso com 725 kg de cocaína é campeão brasileiro e sul-americano de karatê

Ruan Arno Brockveld começou a praticar karatê aos quatro anos e acumula diversos títulos - Reprodução/Instagram
Ruan Arno Brockveld começou a praticar karatê aos quatro anos e acumula diversos títulos Imagem: Reprodução/Instagram

Do UOL, em São Paulo

23/02/2022 19h40

Ruan Arno Brockveld, que foi preso com 725 kg de cocaína por suspeita de tráfico, em Santa Catarina, na última segunda-feira (21), é atleta profissional de karatê e já foi campeão brasileiro e sul-americano da modalidade. O lutador também ergueu o troféu de campeão catarinense de karatê 49 vezes, segundo consta em sua descrição no perfil do Instagram.

Brockeveld, de 24 anos, ainda é coordenador técnico da equipe de alto rendimento Penha, filiada à Federação Catarinense de Karatê.

Praticante de karatê desde os quatro anos, Brockeveld começou a competir aos 10 anos. Em 2011, conquistou a faixa preta e participou de sua primeira competição internacional, o Sul-Americano realizado no Paraguai, no qual ficou com a medalha de prata.

Em suas redes sociais, Brockeveld costuma postar fotos e vídeos de lutas. Em uma publicação de 20 de novembro de 2021, ele declarou que estava voltando ao karatê de elite catarinense depois de quatro anos.

"Hoje tive meu retorno oficial para o karatê Catarinense de Elite! Depois de 4 anos parados, retornei as competições de alto nível, disputando a série A do Campeonato Catarinense 2021 em Joinville. Com muita felicidade, depois de 4 lutas até a final, conquistei a medalha de prata, sendo vice-campeão da categoria Sênior +84 kg", escreveu ele.

Prisão com 725 kg de cocaína

Filho do vereador e vice-presidente da Câmara de Vereadores de Penha, Maurício Brockveld (MDB), Ruan foi preso no âmbito da operação Redentor, comandada pela divisão fluminense da Polícia Federal. Os policiais encontraram 725 kg de cocaína e 6,2 kg de crack em imóveis residenciais de Navegantes e Balneário Piçarras, no litoral norte de Santa Catarina, ligados a ele.

Ruan Brockveld, filho do vereador de Penha (SC), Maurício Brockveld, foi preso suspeito de armazenar em casa mais de 700 kg de cocaína - Divulgação - Divulgação
Polícia encontrou mais de 700 kg de cocaína em casas ligadas a Ruan Brockveld
Imagem: Divulgação

Segundo a Polícia Federal e a Polícia Militar, Ruan Arno Brockveld confessou que recebia uma quantia mensal para guardar a droga que, posteriormente, seria destinada ao Rio de Janeiro.

Segundo estimativas da PM, o valor aproximado da carga apreendida pode chegar a R$ 25 milhões. Se condenado, Brockveld pode pegar de cinco a 25 anos de prisão.

Na manhã de hoje, o UOL tentou contato com a defesa de Ruan Arno Brockveld e também com o pai dele, o vereador Maurício Brockveld, para obter um posicionamento sobre o caso. Até a publicação deste texto, a reportagem não obteve retorno. Este espaço permanece aberto para manifestação da defesa e da família.