Topo

Por que Eminem ajoelhado no show do Super Bowl gerou polêmica na NFL?

Do UOL, em São Paulo (SP)

14/02/2022 09h02

O rapper Eminem se ajoelhou durante a sua apresentação musical no intervalo do Super Bowl LVI, ontem, entre Los Angeles Rams e Cincinnati Bengals, no SoFi Stadium, em Los Angeles — com vitória dos Rams.

Segundo o portal de notícias americano 'Puck News', o rapper de 49 anos já estava sugerindo que faria o gesto, mas os chefões da liga teriam rejeitado o posicionamento — eles queriam um show do intervalo sem nenhuma postura que poderia ser considerada polêmica. No entanto, Eminem desobedeceu os mandatários e se ajoelhou.

A atitude de Eminem é referência ao quarterback Colin Kaepernick, que em 2016, começou a se ajoelhar durante a execução do hino estadunidense antes das partidas, como forma de protesto contra a desigualdade e brutalidade racial que estão muito presentes no país.

Os gestos do ex-jogador do San Francisco 49ers geraram muitos debates na NFL e dividiram opiniões. Fato é que no ano seguinte, quando o contrato de Kaepernick se encerrou com os 49ers, ele não conseguiu nenhuma equipe para jogar na temporada e está até hoje sem jogar. O jogador acusa a liga de conluio.

Até Donald Trump, então presidente dos Estados Unidos na época, se pronunciou sobre Kaepernick. Ele usou o Twitter para criticar o gesto: "A NFL tem todo tipo de regra e regulamentação. A única saída para eles é estabelecer uma regra dizendo que não se pode ajoelhar durante nosso hino nacional!".

Em setembro de 2017, Trump criticou a postura dos atletas da liga americana. Trump disse em um evento político que qualquer jogador manifestante é um "filho da pu**" que deveria ser demitido, e pediu por um boicote a jogos da NFL, desencadeando protestos de dezenas de jogadores, técnicos e alguns donos de times antes dos jogos da liga no domingo.

Sem um time, o quarterback se transformou em um ativista social de direitos civis e uma figura muito representativa. Ele fundou a organização 'Know Your Rights Camp', que tem como propósito o empoderamento social e o ensino de história e direitos fundamentais a jovens negros americanos.

Em seis temporadas na NFL, Kaepernick viveu seu melhor momento em 2012 — quando ajudou os 49ers a chegar no Super Bowl XLVII. A equipe foi derrotada pelo Baltimore Ravens por 34 a 31.