Topo

Eminem desobedece NFL e se ajoelha no show do intervalo do Super Bowl

Rafael Belattini

Colaboração para o UOL, em Los Angeles (EUA)

13/02/2022 22h50

O rapper Eminem descumpriu uma proibição feita pela National Football League (NFL) e se ajoelhou durante sua apresentação musical no intervalo do Super Bowl entre Los Angeles Rams e Cincinnati Bengals, no SoFi Stadium, em Los Angeles.

De acordo com um relatório divulgado pelo portal estadunidense Puck News, poucos dias antes do evento na noite de hoje (13), a regra para o show foi estabelecida depois que o rapper sugeriu fazer gesto ainda durante os ensaios, mas que teria sido rejeitado pelos chefões da liga. Eminem, entretanto, desobedeceu o acordo e ajoelhou.

Durante a semana, em entrevista coletiva com os rappers que cantaram no intervalo, Dr. Dre disse que eles não se envolveriam em nenhuma polêmica, como o seio exibido pela cantora Janet Jackson no show do Super Bowl de 2004. Dr. Dre brincou que ele tinha convencido Eminem a não exibir o pênis no espetáculo.

A atitude de Eminem, entretanto, não causou muita comoção no estádio. O público parecia mesmo mais empolgado com o show das estrelas do hip hop.

O gesto de se ajoelhar é uma referência ao que o quarterback Colin Kaepernick, do San Francisco 49ers, começou a fazer em 2016 durante a execução do hino estadunidense antes das partidas, como um protesto contra o racismo e a violência policial no país.

Após o fim do seu contrato com o time, o jogador nunca mais recebeu espaço em nenhuma equipe da liga, o que acendeu vários debates sobre a forma que os donos da franquia e a própria NFL lidaram com o tema internamente.

O ato virou polêmica até para o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que fez um pedido público em 2017 pedindo que a entidade proibisse os jogadores de se ajoelharem em protesto durante a execução do hino nacional antes dos jogos.

Além de Eminem, 50 Cent e Anderson.Paak, Kendrick Lamar, Dr. Dre, Snoop Dogg e Mary J. Blige também apresentaram durante o intervalo da partida, mas nenhum dos demais repetiu o gesto.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que foi publicado, a cantora Janet Jackson teve o seio exibido no show do Super Bowl de 2004, e não do Super Bowl de 2014. O erro foi corrigido.