Topo

Nardini pegou dicas com 'guru' Everaldo Marques para 1º Super Bowl in loco

Gustavo Setti

Do UOL, em São Paulo

10/02/2022 04h00

Fernando Nardini já narrou o Super Bowl na ESPN no ano passado. Mas em 2022 tem uma boa novidade: pela primeira vez, ele vai comandar a narração in loco, direto do estádio que receberá a final da NFL. Para isso, conta com dicas de seu "guru" Everaldo Marques, que trocou a emissora da Disney pelo Grupo Globo em 2020.

O Super Bowl 56 será entre Los Angeles Rams e Cincinnati Bengals, no próximo domingo (13), às 20h30 (de Brasília). Nardini e o restante da equipe da ESPN estarão no SoFi Stadium, casa dos Rams. No ano passado, a transmissão foi feita dos estúdios no Brasil por conta da pandemia.

"É outro mundo. Eu fiz pouquíssimas narrações de qualquer modalidade in loco. Mal fiz futebol in loco. Sinceramente, não me lembro de ter feito jogo de futebol in loco, quanto mais de futebol americano, que é uma dinâmica completamente diferente. Eu já recorri ao meu guru, Everaldo Marques. Ele me deu alguns boas dicas do processo mesmo, do que acontece na narração in loco do Super Bowl", disse Nardini em entrevista ao UOL Esporte.

"Ele já me deu algumas dicas do que é importante e do que não é importante, de como funciona a dinâmica ali, das dificuldades que se têm ali, porque o espaço é mais apertado. A gente sempre leva uma papelada enorme de anotações e coisas que leva para o jogo. Ele falou que ali menos é mais. Vai ter pouquíssimo espaço [na cabine]. Óbvio que você tem que se preparar e ter tudo mais ou menos na cabeça, mas não conte com o espaço gigantesco para você colocar as suas coisas. Mas isso é só chegando lá que vai saber", explicou.

Evê também deu dicas técnicas, como o possível delay entre o campo e a imagem que aparece no monitor do narrador. Nardini ainda pode ficar em uma cabine atrás das endzones e ter uma visão vertical do campo, e não horizontal, como mostra a imagem da TV.

"Ele me falou que, se a minha posição for atrás, no eixo vertical, o mais fácil é olhar no monitor, o telão do estádio e ver se tem algum delay. São dicas que ele me deu que eu falei que é absolutamente fundamental."

Fernando Nardini - Divulgação/Disney - Divulgação/Disney
Fernando Nardini vai narrar seu primeiro Super Bowl diretamente do estádio
Imagem: Divulgação/Disney

"Um dos grandes momentos da minha vida"

Apesar da novidade deste ano, Nardini já sabe o que é viver um Super Bowl. Ele foi repórter na final de dois anos atrás e esteve em campo na ocasião. A experiência serve para deixá-lo mais calmo? Não é bem assim.

"Calmo, mais ou menos. É até gostoso não ter essa calma toda, você ter esse frio na barriga. É um dos grandes momentos da minha vida. Nunca vivi nada parecido. Mas você saber como acontecem as coisas no dia a dia ajuda bastante, embora seja outra função, outras dinâmicas em relação da reportagem para a narração", afirmou Nardini, lembrando mais uma vez de Everaldo Marques.

"Na reportagem, eu estava no campo uma hora antes do campo gravando. Depois que eu subi para a cabine e vi mais ou menos como as coisas acontecem. Por isso que eu já enchi o Evê de perguntas a respeito do que acontece ali, porque é uma realidade muito diferente do que a gente tem quando faz os jogos daqui. Me ajudou demais a ter esse cuidado de perguntar como as coisas acontecem lá para um cara que já fez inúmeras vezes."

Super Bowl não é só na ESPN

Neste ano, o Super Bowl não será exclusivo da ESPN. A RedeTV também transmitirá o jogo. Nardini acredita que a exibição da partida na TV aberta brasileira levará o futebol americano a mais pessoas.

"Não sei quais são os projetos da RedeTV com o futebol americano daqui para frente, mas eles fazerem o Super Bowl divulga muito. Acho extremamente positivo. Quanto mais gente para a modalidade, melhor. A NFL já é um case gigantesco, algo que a ESPN, o Evê, o Paulo Antunes [comentarista], o pessoal que está aqui há mais de 15 anos plantou essa sementinha, e os frutos estão sendo colhidos."