Topo

Tom Brady anuncia aposentadoria aos 44 anos

Do UOL, em São Paulo

01/02/2022 11h43

Tom Brady anunciou, hoje, que está se aposentando do futebol americano aos 44 anos. O agora ex-quarterback divulgou sua decisão nas redes sociais.

"Eu sempre acreditei que o futebol americano tem uma proposta de 'all in'. Se você não der 100% de comprometimento competitivo, você não terá sucesso, e eu amo muito sucesso no nosso jogo. Existe um desafio físico, mental e emocional diariamente que me permitiu maximizar meu maior potencial. E eu tentei meu melhor nesses últimos 22 anos. Não existem atalhos para ter sucesso em campo ou na vida", escreveu Brady.

"Isso é difícil de escrever, mas aqui vai: eu não vou mais fazer esse comprometimento competitivo. Eu amei minha carreira na NFL e agora é hora de focar meu tempo e minha energia em outras coisas que demandam minha atenção", acrescentou.

"Refleti muito na semana passada e me fiz perguntas difíceis. E estou muito orgulhoso do que conquistamos. Meus companheiros de equipe, treinadores, competidores e fãs merecem 100% de mim, mas agora é melhor deixar o campo de jogo para a próxima geração de atletas dedicados e comprometidos."

O quarterback foi draftado pelo New England Patriots na sexta rodada do Draft de 2000. Brady jogou pelos Patriots até 2019 e foi hexacampeão do Super Bowl. Na sequência, fechou com o Tamba Bay Buccanners, onde jogou as últimas duas temporadas e foi campeão do Super Bowl no ano passado. Com sete títulos, ele é o maior campeão da história da NFL. Foram 22 temporadas na principal liga de futebol americano dos Estados Unidos.

No último sábado (29), os jornalistas Adam Schefter e Jeff , Darlington, da ESPN americana, anunciaram que o marido da brasileira Gisele Bundchen resolveu se aposentar da NFL. Brady só foi se manifestar dias depois, no podcast Let's Go!". Ele declarou que ainda não havia se decidido. Mais tarde, anunciou a aposentadoria.

"Minha carreira de jogador tem sido um passeio tão emocionante, e muito além da minha imaginação, e cheio de altos e baixos. Quando você está nela todos os dias, você realmente não pensa em nenhum tipo de final. Enquanto estou sentado aqui agora, no entanto, penso em todos os grandes jogadores e treinadores que tive o privilégio de jogar com e contra - a competição foi feroz e profunda, assim como nós gostamos. Mas as amizades e relacionamentos são tão ferozes e profundos. Vou me lembrar e apreciar essas memórias e relembrá-las com frequência. Eu me sinto a pessoa mais sortuda do mundo", afirmou o ex-jogador.

No texto publicado nas redes sociais, Brady ainda agradeceu à família e se declarou, em português, a Gisele: "Te amo, amor da minha vida".

A última partida da carreira do quarterback foi em 23 de janeiro, quando os Bucs perderam na semifinal da Conferência Nacional para o Los Angeles Rams.