Topo

Fórmula 1

Ferrari se atrapalha com regras da F1 e muda testes de última hora; entenda

Charles Leclerc (foto) é o próximo a participar dos treinos de aquecimento da Ferrari, amanhã (26) - Divulgação/Ferrari
Charles Leclerc (foto) é o próximo a participar dos treinos de aquecimento da Ferrari, amanhã (26) Imagem: Divulgação/Ferrari

Do UOL, em São Paulo

25/01/2022 14h48

Os testes de pré-temporada da Ferrari tiveram uma mudança de planos de última hora hoje (25), no primeiro dos quatro dias de trabalho da equipe no aquecimento em Fiorano. Uma confusão sobre os novos regulamentos da Fórmula 1 fez a equipe dar um passo atrás e não colocar na pista os carros usados no ano passado.

A Ferrari chegou a divulgar um comunicado anunciando os testes privados, e o plano era de que o novo piloto de testes da escuderia, Robert Shwartzman, fosse o primeiro a ir para a pista, hoje, com um SF21 usado na temporada passada. No entanto, a incerteza sobre as regras fez a equipe recuar.

"O teste programado para hoje pela Scuderia Ferrari foi modificado nesta manhã. No aguardo de uma atualização da FIA sobre a regra de testar carros antigos —que delibera sobre qual carro pode ser utilizado em qual tipo de teste—, decidimos que seria usado hoje o carro de 2018", afirmou a Ferrari em comunicado oficial, confirmando ter dado sequência ao cronograma usando um carro mais antigo.

Várias regras da F1 têm sido modificados desde a última temporada, incluindo restrições aos testes de pré-temporada. Há trechos do Regulamento Esportivo da categoria que dá brecha para testes com carros dos últimos três anos, mas alterações mais recentes dizem o contrário e proíbem qualquer equipe de testar carros do ano passado, pois os considera atuais. E testar carros atuais só está permitido no final de semana de pré-temporada em Barcelona, daqui a um mês. Nesta incerteza, a Ferrari preferiu mudar seus planos.

Após Shwartzman, amanhã (26) é a vez de Charles Leclerc participar dos treinos de aquecimento da Ferrari para este ano. Na dia seguinte, Carlos Sainz é quem retorna ao volante. Os dois não pilotam um carro de Fórmula 1 desde os testes da semana seguinte ao GP de Abu Dhabi de 2021, há cerca de 40 dias.

Fórmula 1