Topo

MMA


Revelação do UFC foi stripper por 13 anos e conciliou trabalho com treinos

Vanessa Demopoulos mostra habilidade no pole dance - Reprodução/Instagram
Vanessa Demopoulos mostra habilidade no pole dance Imagem: Reprodução/Instagram

Do UOL, em São Paulo

24/01/2022 15h36

Após conseguir sua primeira vitória no UFC, a lutadora Vanessa Demopoulos revelou que foi stripper e dançarina de pole dance durante 13 anos e que largou a profissão apenas "seis ou oito semanas" antes da finalização sobre a argentina Silvana Gomez Juarez, na categoria peso-palha (até 52 kg) no último sábado (22).

Foi apenas a segunda luta dentro do UFC. Ao comemorar sua primeira vitória na maior organização de MMA do mundo, a norte-americana chamou atenção, abrindo um espacate no meio do octógono. Depois ela abraçou e pulou no colo do comentarista Joe Rogan (veja abaixo).

Na coletiva de imprensa após o evento, Demopoulos explicou a origem da sua flexibilidade. "Aquela é a minha guarda de striper. Eu não acho que é um segredo, eu fui uma dançarina exótica [stripper] por 13 anos. Na verdade, eu não disse isso no microfone, mas eu gostaria de dizer agora. Eu deixei de ser uma striper para continuar esse camp. Eu parei de dançar seis ou oito semanas atrás, para que eu pudesse focar totalmente no MMA e levar isso extremamente a sério na academia todos os dias. Então, é daí que vem essa base. É daí que vem o meu espacate. E muito do meu jiu-jitsu, na verdade, vem da minha experiência como pole dancer".

Em entrevista ao site Combat Press em 2018, ela explicou que conheceu o kickboxing através da dança, que, segundo ela, a ajudou a ter consciência corporal, destreza e flexibilidade.

"Eu fui descoberta como uma dançarina de pole dance, e eles disseram que se eu colocasse essa mesma determinação e mentalidade na luta, eu seria ótima."

A lutadora também explicou as diferenças e similaridades entre a dança e as lutas.

"É parecido com a sensação do jiu-jitsu, mas no jiu-jitsu, você tem opções de bater se precisar, e está segura se estiver no chão. Com pole dance, é muito desafiador da morte no sentido de que você está literalmente pendurado com um membro, e um movimento errado, está feito. Tipo, estou caindo de dois andares e pronto. Você só cai uma vez."

Vanessa Demopoulos estreou no MMA profissional em 2017 e vinha acumulando as duas funções desde então. No cartel, são sete vitórias (quatro por finalização) e quatro derrotas. No UFC, a estreia foi contra JJ Aldrich, em agosto do ano passado. A norte-americana foi derrotada na decisão dos juízes.

No último sábado, no card preliminar do UFC 2070, a norte-americana venceu a argentina Silvana Gomez Juarez com uma finalização de braço no primeiro round. No card principal, o brasileiro Deiveson Figueiredo venceu Brandon Moreno e recuperou o cinturão peso-mosca (56,7 kg).