Topo

Fórmula 1

Equipes da F1 podem ter carros 'muito ruins' neste ano, diz engenheiro

Carros novos e teto orçamentário devem tornar F1 mais equilibrada ainda neste ano - Bryn Lennon/Getty Images
Carros novos e teto orçamentário devem tornar F1 mais equilibrada ainda neste ano Imagem: Bryn Lennon/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

24/01/2022 18h26

As drásticas mudanças estruturais dos carros da Fórmula 1 tornam esta temporada imprevisível. Há quem imagine até seis equipes equilibradas, disputando o topo da categoria, mas um engenheiro da Mercedes projeta pelo menos um time do grid com enormes dificuldades.

"Todos os times têm dado o máximo para fazer o melhor carro com esta nova regulamentação, mas também só vamos descobrir [se deu certo] juntos, quando a temporada começar. Por os carros serem tão novos e tão diferentes, imagino que um ou dois times terão errado feio e por isso terão carros muito ruins e um ano terrivelmente doloroso", aposta James Allison, diretor técnico da Mercedes.

A expectativa dele é que, com os carros na pista, as equipes olharão para a concorrência e tentarão copiar tudo o que estiver dando certo -quase que literalmente trocando pneu com o carro em movimento. "Então estaremos quebrando a cabeça para tentar adaptar estas novas ideias em nossos carros o mais rápido possível", projeta.

"Será uma correria e definitivamente um cenário que vai nos impedir de dormir muito durante a temporada", brinca Allison.

No ano passado, a Mercedes foi campeã do Mundial de Construtores pela oitava vez seguida, mas a diferença para a segunda colocada (neste caso, a Red Bull), nunca havia sido tão pequena (apenas 28 pontos). A temporada deste ano começa no Bahrein, daqui a dois meses.

Fórmula 1