Topo

Alemãs que maltrataram cavalo em Tóquio fazem acordo e evitam julgamento

Annika Schleu, da Alemanha, e Saint Boy na prova de hipismo do pentatlo moderno da Tóquio-2020 - Ivan Alvarado/Reuters
Annika Schleu, da Alemanha, e Saint Boy na prova de hipismo do pentatlo moderno da Tóquio-2020 Imagem: Ivan Alvarado/Reuters

Do UOL, em São Paulo

11/01/2022 15h52

A atleta Annika Schleu e a treinadora alemã Kim Raisner, investigadas por maus tratos a um cavalo durante os Jogos Olímpicos de Tóquio, fizeram acordo com a Justiça alemã e assim evitaram ir a julgamento. O fim da investigação foi anunciado pelos advogados de ambas, hoje (11). O acordo foi de 500 euros.

Os maus tratos aconteceram durante o pentatlo moderno de Tóquio-2020. Schleu era candidata ao ouro, mas perdeu qualquer chance de pódio ao ser desclassificada da prova de hipismo. Durante a montaria, ela infringiu diversos golpes com chicote e esporas ao cavalo Saint Boy, e a violência passou a ser investigada mesmo em um esporte em que a prática é "normal".

Já a treinadora Kim Raisner foi flagrada pela transmissão oficial ordenando Schleu a "bater mais forte nele", além de ela própria dar um soco no animal. Ao analisar as imagens, a União Internacional do Pentatlo Moderno (UIPM) decidiu expulsar a treinadora do restante dos Jogos Olímpicos de Tóquio.

"As imagens mostram Raisner acertando o cavalo montado por Anikka Schleu com um soco", confirmou a organização na ocasião.

Pela regra então vigente no pentatlo moderno, os atletas tinham apenas vinte minutos para conhecer um cavalo que nunca haviam montado antes. Na ocasião, a alemã teve muitas dificuldades para acalmar Saint Boy, que estava bastante agitado e refugou diante dos obstáculos, o que causou a eliminação do conjunto.

A investigação da UIPM liberou Anikka Schleu em setembro, mas ela e a treinadora também foram processadas por violar as leis alemãs de proteção aos animais. A multa de 500 euros será direcionada a organizações não-governamentais. "Este acordo não constitui uma admissão de culpa da parte de Schleu ou da parte da corte", dizem seus advogados.

O caso teve repercussões no pentatlo moderno, que a partir de Paris-2024 não inclui mais uma prova de hipismo. A UIPM ainda não escolheu a prova substituta, que passará a compor a modalidade com tiro esportivo, corrida, natação e esgrima.