Topo

Governo australiano perde recurso para adiar julgamento do Djokovic

Novak Djokovic embarca para a Austrália em meio à indefinição de sua participação ou não no Australian Open - Reprodução/Instagram
Novak Djokovic embarca para a Austrália em meio à indefinição de sua participação ou não no Australian Open Imagem: Reprodução/Instagram

Colaboração para o UOL, em São Paulo

09/01/2022 09h45

Os advogados do governo australiano perderam um recurso no qual pediam que a audiência marcada para amanhã (horário local) sobre a deportação do tenista Novak Djokovic fosse adiada para quarta-feira, 12.

Em despacho publicado hoje, o Tribunal do Circuito de Melbourne informou que a audiência sobre a revogação do visto do sérvio, que poderá ser acompanhada online, será realizada na noite de hoje a partir das 20h (horário de Brasília), conforme previsto.

O juiz Anthony Kelly rejeitou o recurso solicitado pelos representantes do governo da Austrália. O pedido veio depois que os advogados do tenista apresentaram ao tribunal um documento de 35 páginas, no qual alegam que o atleta recebeu isenção médica para entrar no país, sem conter o passaporte da vacina, por ter se infectado com o coronavírus em dezembro.

Na última quinta-feira, 06, a equipe jurídica do tenista já havia solicitado ao tribunal uma resposta definitiva sobre a deportação até terça-feira, 11, para, caso Djokovic permaneça no país, ele possa se preparar para o Aberto da Austrália, que será realizado em Melbourne entre os dias 17 e 30 de janeiro.

O tenista sérvio de 34 anos está isolado desde quinta-feira em um hotel em Melbourne, esperando que a justiça australiana analise seu caso, depois que seus advogados apelaram da decisão das autoridades da Austrália de cancelar seu visto.

Entenda o caso

A entrada de Djokovic na Austrália tem sido motivo de debate há semanas, já que o sérvio se recusa a comprovar se foi vacinado contra o coronavírus. Várias autoridades locais passaram os últimos dias reiterando que o tenista só entraria no país se apresentasse o esquema vacinal.

No entanto, o Australian Open concedeu a Djokovic uma exceção médica para jogar mesmo sem comprovar sua vacinação. A decisão de deixar o sérvio entrar no país teria sido tomada em conjunto com um órgão do Ministério da Saúde australiano. Apesar disso, quando desembarcou no Aeroporto Tullamarine na madrugada de quarta-feira, 05, (horário local), foi barrado pelo serviço federal da alfândega.

Com isso, foram mais de sete horas de indefinição sobre a entrada ou não do tenista na Austrália, e o visto de Djokovic foi negado.

O primeiro-ministro da Austrália, Scott Morrison, usou suas redes sociais para comentar sobre o cancelamento do visto do tenista. "O visto de Djokovic foi cancelado. Regras são regras, especialmente quando se trata de nossas fronteiras. Ninguém está acima dessas regras. Nossas fortes políticas de fronteira têm sido fundamentais para que a Austrália tenha uma das taxas de mortalidade mais baixas do mundo devido à COVID. Continuamos vigilantes", escreveu.

Vale citar que Djokovic já criticou publicamente a vacinação obrigatória contra a covid-19 e desde o começo da pandemia tem se mostrado cético sobre os riscos da doença.

É importante mencionar que a vacina contra o coronavírus, como é consenso entre especialistas, tem sido o principal fator na diminuição de mortes pela doença no mundo inteiro. Mais de 5,4 milhões de pessoas foram vítimas do novo coronavírus desde o início da pandemia, sendo mais de 600 mil no Brasil.