Topo

Goteiras e mau cheiro: como é hotel onde Djokovic está isolado na Austrália

Do UOL, em Santos (SP)

09/01/2022 23h50

O hotel onde o tenista Novak Djokovic está "hospedado" na Austrália é bastante diferente do que o número 1 do mundo se acostumou durante a carreira de sucesso. Isolado após entrar no país sem ter comprovadamente se vacinado contra a covid-19, o sérvio está no mesmo prédio onde ficam os imigrantes barrados no país: um local com goteiras e mau cheiro no banheiro.

Os relatos foram dados por imigrantes que estão presos no local há até um ano ao "Fantástico", da TV Globo. Além dos problemas estruturais, a comida também é motivo de reclamação. Um dos imigrantes que está no local afirma que "um cachorro se recusaria a comer aquilo".

Quem está no prédio não tem autorização para sair, as janelas são seladas e exercício físicos proibidos depois da academia ter pegado fogo em incêndio no ano passado.

O tenista sérvio de 34 anos está isolado desde quinta-feira (6) em um hotel em Melbourne, esperando que a justiça australiana analise seu caso depois que seus advogados apelaram da decisão das autoridades da Austrália de cancelar seu visto.

Entenda o caso

A entrada de Djokovic na Austrália tem sido motivo de debate há semanas, já que o sérvio se recusa a comprovar se foi vacinado contra o coronavírus. Várias autoridades locais passaram os últimos dias reiterando que o tenista só entraria no país se apresentasse o esquema vacinal.

No entanto, o Australian Open concedeu a Djokovic uma exceção médica para jogar mesmo sem comprovar sua vacinação. A decisão de deixar o sérvio entrar no país teria sido tomada em conjunto com um órgão do Ministério da Saúde australiano. Apesar disso, quando desembarcou no Aeroporto Tullamarine na madrugada de quarta-feira, 05, (horário local), foi barrado pelo serviço federal da alfândega.

Com isso, foram mais de sete horas de indefinição sobre a entrada ou não do tenista na Austrália, e o visto de Djokovic foi negado.

O primeiro-ministro da Austrália, Scott Morrison, usou suas redes sociais para comentar sobre o cancelamento do visto do tenista. "O visto de Djokovic foi cancelado. Regras são regras, especialmente quando se trata de nossas fronteiras. Ninguém está acima dessas regras. Nossas fortes políticas de fronteira têm sido fundamentais para que a Austrália tenha uma das taxas de mortalidade mais baixas do mundo devido à COVID. Continuamos vigilantes", escreveu.

Vale citar que Djokovic já criticou publicamente a vacinação obrigatória contra a covid-19 e desde o começo da pandemia tem se mostrado cético sobre os riscos da doença.

É importante mencionar que a vacina contra o coronavírus, como é consenso entre especialistas, tem sido o principal fator na diminuição de mortes pela doença no mundo inteiro. Mais de 5,4 milhões de pessoas foram vítimas do novo coronavírus desde o início da pandemia, sendo mais de 600 mil no Brasil.