Topo

Por que Djokovic não se vacina e qual a isenção para o Aberto da Austrália?

Novak Djokovic no Australian Open de 2020 - Getty Images
Novak Djokovic no Australian Open de 2020 Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

06/01/2022 09h41

O tenista número um do mundo, Novak Djokovic se envolveu em uma grande polêmica por não se vacinar contra covid-19. Depois de inicialmente ter recebido uma isenção médica para disputar o Aberto da Austrália, que exige a vacinação de seus participantes, o sérvio ficou retido no aeroporto de Melbourne e teve sua entrada no país negada.

Mas por que Djokovic se recusa a cumprir com o requisito do torneio, que é estar vacinado contra a doença? Em um encontro virtual com atletas sérvios realizado em abril de 2020, o tenista foi enfático ao se posicionar contra a exigência. "Pessoalmente, sou contra a vacinação e não quero que alguém me force a ser vacinado para viajar", afirmou.

Cerca de dois meses depois, o tenista testou positivo para a covid-19 durante o Adria Tour, evento que organizou e que foi marcado por críticas às medidas de segurança. De acordo com o jornal espanhol 'As', foi justamente esse positivo para a doença que Djokovic se embasou ao apresentar a isenção médica para o Aberto da Austrália, justificativa que foi negada pelas autoridades locais.

Para conseguir a isenção médica e não precisar estar vacinado para a competição, é necessário que um atleta cumpra pelo menos um de quatro pré-requisitos: ter inflamações cardíacas em decorrência de reação à vacina; febre reumática aguda ou condições graves que pudessem piorar com a vacina; infecção pela doença confirmada por PCR ou ter sofrido efeito adverso; e transtornos de desenvolvimento ou problemas de saúde mental.

Agora, Djokovic terá que esperar até a próxima segunda-feira (10) para saber se as autoridades australianas irão deportá-lo ou se será liberado para disputar o torneio. Enquanto isso, o tenista ficará retido em um centro de imigração no país. Ele é o campeão das últimas três edições do Aberto da Austrália, que será disputado neste ano de 17 a 30 de janeiro, em Melbourne.