Topo

OPINIÃO

Djokovic barrado na Austrália: 'A culpa é toda dele', diz Cossenza

Do UOL, em São Paulo

06/01/2022 13h14

O tenista sérvio Novak Djokovic foi retido na chegada à Austrália para tentar jogar o Australian Open sem ter o comprovante de vacinação que é exigência das autoridades do estado de Vitória, onde ocorre o torneio de Grand Slam e deverá aguardar até a segunda-feira (10), quando terá o visto julgado para saber se terá ou não a liberação para permanecer no país.

No UOL News Esporte, o jornalista Alexandre Cossenza, do blog Saque e Voleio, comenta o caso e considera que foi ruim para todos os lados, desde Novak Djokovic, passando pelo torneio, pela Austrália e pelo tênis, ressaltando que tudo poderia ter sido evitado se o tenista sérvio tivesse uma postura diferente em relação à vacina.

"A culpa toda é do Djokovic que poderia ter evitado isso, como o [Rafael] Nadal também apontou, a gente está em uma pandemia, não adianta essa coisa de querer argumentar 'liberdade individual tem que se sobrepor ao coletivo', porque não é, é uma pandemia, é o mundo inteiro envolvido, o global tem que sempre se sobrepor ao individual e a pandemia só vai se resolver quando as pessoas realmente se vacinarem e o vírus estiver sob controle, não tem muito como fugir disso", afirma Cossenza.

"A repercussão, o efeito para o torneio eu acho que perde todo mundo. Perde o torneio porque perde o número 1 do mundo, eu acho que perde o planeta porque perde um exemplo de um cara que é talentosíssimo, é um dos maiores tenistas da história, que podia estar se vacinando e passando uma mensagem bacana de que a ciência funciona, a vacina tem sua eficiência", completa.

Ele também comenta a perda para a imagem do atleta, do esporte e o fato de Djokovic não ser o único tenista contrário à vacina, uma história que é negativa de todos os lados.

"O planeta perde porque perde um exemplo desse, o torneio perde, eu acho que o tênis perde, porque a imagem vai para o esporte, a gente vai acabar vendo que não é só o Djokovic que é anti-vacina no meio do tênis, o Tennys Sandgren é outro, americano que falou que a Austrália não merece realizar um Grand Slam por causa disso, enfim, vai ter mais gente aí defendendo o Djokovic, então quem ganhou nessa história? A Austrália ganhou? Não. Djokovic ganhou? Não. É triste do começo ao fim da história", conclui.