Topo

Filmes sobre Richard Williams e Nápoles de Maradona disputam Globo de Ouro

Will Smith em cena de novo trailer de "King Richard: Criando Campeãs" - Reprodução/Instagram
Will Smith em cena de novo trailer de 'King Richard: Criando Campeãs' Imagem: Reprodução/Instagram

Do UOL, em São Paulo

13/12/2021 13h25

A Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood divulgou hoje a lista de indicados ao Globo de Ouro 2022. Entre os concorrentes à premiação estão os filmes "King Richard: Criando Campeãs", sobre o pai das tenistas Venus e Serena Willams, e "A Mão de Deus", que tem como pano de fundo a Nápoles dos anos 80, na época em que Maradona brilhava no Napoli.

Protagonizado por Will Smith, King Richard narra a trajetória de Richard Williams, figura fundamental para o desenvolvimento da carreira das melhores tenistas da história. A história retrata os desafios de uma família negra que tenta buscar espaço em um dos esportes mais elitizados do mundo, enquanto o pai, Richard, desenvolve um método próprio para fazer das filhas campeãs.

Além da categoria de Melhor Filme de Drama, o longa também foi indicado na categoria de Melhor Ator em Filme - Drama, pela atuação de Will Smith como Richard Williams, e Melhor Atriz Coadjuvante, com a atuação de Aunjanue Ellis como Oracene Williams, a mãe de Venus e Serena. Além da categoria Melhor Canção Original, pela música "Be Alive", interpretada por Beyoncé.

"A Mão de Deus", do cineasta italiano Paolo Sorrentino, foi indicado como Melhor Filme Estrangeiro. O longa, da Netflix, é uma obra autobiográfica em que Sorrentino conta como ter ido assistir ao jogador argentino em uma partida do Napoli o salvou de um grave acidente de carro.

"[O título do filme é] uma bela expressão, paradoxal porque foi dito por um jogador de futebol sobre a única parte do corpo que não pode ser usada no futebol. É uma bela metáfora, um emblema, um título que se relaciona ao acaso ou à divindade, se você acredita nisso. Eu acredito no poder semidivino de Maradona", afirmou o cineasta à revista Variety.

A cerimônia do Globo de Ouro, que este ano é cercada de polêmicas por conta da falta de representatividade, acontece em 9 de janeiro de 2022.