Topo

Simone Biles é eleita Atleta do Ano pela revista TIME

Simone Biles é capa da revista TIME como Atleta do Ano em 2021 - Reprodução/TIME Magazine
Simone Biles é capa da revista TIME como Atleta do Ano em 2021 Imagem: Reprodução/TIME Magazine

Do UOL, em São Paulo

09/12/2021 12h10

Simone Biles foi eleita pela revista TIME como atleta do ano em 2021. A ginasta foi reconhecida pela coragem de ter aberto o diálogo sobre sua saúde mental e priorizado o próprio bem-estar mesmo durante as Olimpíadas de Tóquio.

"Biles deixou clara a importância de se priorizar e se recusar a suprir apenas as expectativas externas. Com os olhos do mundo sobre ela, ela deu o passo extraordinário de dizer: 'Isso é o suficiente. Eu sou o suficiente', explica a publicação.

A reportagem sobre a trajetória de Biles em 2021 lembra ainda que, ao lado de outras ginastas norte-americanas, a medalhista olímpica revelou ter sido vítima de abusos sexuais por parte de Larry Nassar, ex-médico da seleção de ginástica dos Estados Unidos.

Em julho, a ginasta abriu mão de competir nas provas individuais dos Jogos de Tóquio. Mesmo como favorita ao ouro, Biles reconheceu não estar em condições mentais de realizar as provas e preferiu dar apoio as companheiras de equipe. Ainda sim, a ginasta conquistou a medalha de prata por equipes e um bronze na trave individual.

Simone Biles já havia sido reconhecida como uma das personalidades do ano pela revista People, também pela coragem e sinceridade para enfrentar os problemas com sua saúde mental.