Topo

Ex-jogador da NFL morre após prisão e briga envolvendo a polícia

Glenn Foster morreu ser preso pela polícia nos EUA - Arquivo pessoal/Instagram
Glenn Foster morreu ser preso pela polícia nos EUA Imagem: Arquivo pessoal/Instagram

Do UOL, em São Paulo

08/12/2021 17h56

Autoridades do Alabama, nos Estados Unidos, investigam a morte do ex-jogador da NFL Glenn Foster Jr, de 31 anos. Ele morreu na última segunda-feira (6) em um hospital em Northport, depois de ser perseguido e detido por policiais e de se envolver em uma briga durante a audiência de custódia.

Segundo a ESPN norte-americana, que cita a polícia local, no último sábado, Foster dirigia em uma rodovia estadual acima do limite de velocidade permitido e não teria obedecido a ordem de parada, motivando a perseguição policial. Os agentes usaram uma faixa de pregos na via para obrigá-lo a parar. O motorista bateu o veículo e, na sequência, foi preso. O chefe da polícia local, Richard Black, disse à imprensa, que o ex-atleta do New Orleans Saints tentou resistir à prisão, se envolvendo em briga com os agentes, mas foi algemando e levado à Cadeia do Condado de Pickens.

No dia seguinte, Foster foi levado a uma audiência no tribunal local, sob acusação de direção imprudente, resistência à prisão e tentativa de fuga. De acordo com a decisão do juiz Samuel Junkin, durante a audiência, o ex-atleta "não cumpriu a lei e se recusou a responder a quaisquer perguntas". Com base nas observações da polícia e no comportamento do acusado, o juiz disse que Foster "não era mentalmente estável e era um perigo para si mesmo e para os outros" e ordenou que ele fosse detido sem fiança para uma avaliação mental.

Enquanto era algemado, ele lutou e feriu agentes da Justiça e um oficial prisional, de acordo com os registros do tribunal obtidos pela The Associated Press. Segundo o Washington Post, ele ainda teria se envolvido em uma briga com outro preso na cadeia antes de ser levado ao centro médico.

A Agência de Execução da Lei do Alabama informou em comunicado que estava investigando a pedido do Gabinete do Xerife do Condado de Pickens. Nenhuma causa de morte foi divulgada, e o corpo de Foster foi entregue ao Departamento de Ciência Forense.

Os parentes dele dizem temer que as autoridades tenham atrasado os cuidados que potencialmente salvariam a vida dele. "Não posso ter meu filho de volta, mas queremos que o responsável por isso pague'', disse sua mãe, Sabrina Foster. De acordo com a família, o ex-jogador foi diagnosticado com transtorno bipolar aos 20 anos, mas afirmaram que a doença sempre foi controlada.

Nascido em Chicago, Foster jogou duas temporadas, em 2013 e 2014, pelo New Orleans Saints, em um total de 17 jogos.