Topo

Alemã de 14 anos e estreante em finais vencem Skate Park no STU Rio Open

A alemã Lilly Stoephasius, de 14 anos, conquistou o STU Open Rio no Skate Park Feminino - Igor Siqueira/UOL Esporte
A alemã Lilly Stoephasius, de 14 anos, conquistou o STU Open Rio no Skate Park Feminino Imagem: Igor Siqueira/UOL Esporte

Flavio Latif e Igor Siqueira

Do UOL, em São Paulo e no Rio de Janeiro

05/12/2021 15h28

As finais do STU Open Rio da categoria Skate Park aconteceram na tarde de hoje (5), na Praça Duó, no Rio de Janeiro. A competição é a última do ano válida pelo ranking brasileiro da CBSK (Confederação Brasileira de Skate).

No feminino, a alemã Lilly Stoephasius foi a vencedora. Em sua terceira volta, a jovem de apenas 14 anos tirou uma nota de 60,33 e superou as brasileiras Dora Varella com 56 e Yndiara Asp, com 54,35 — as duas fazem parte do time olímpico brasileiro.

Em sua primeira volta, Lilly fez 55,17 e já liderava a competição. A confirmação do título veio em sua última participação na competição, onde ela brilhou e fez o público vibrar bastante.

A reportagem do UOL Esporte esteve no STU Rio Open e conversou com Lilly. Ela disse que ama o Brasil e que é amiga das competidoras que venceu hoje.

"Eu amo o Brasil é minha 3ª vez aqui e sempre é ótimo. O público é incrível, amo tudo aqui e estou muito feliz com o meu desempenho", disse.

"As pessoas estão dando mais atenção para o skate depois dos Jogos Olímpicos. Eu conheço todas as garotas aqui, vi a Ynd e a Dora nas Olimpíadas e todas somos amigas. Eu acho que somos todos amigos e estamos aproveitando esse momento", acrescentou.

Skate Park Masculino

Já na final masculina, Pedro Barros fez uma ótima primeira volta e liderou a competição até as últimas voltas dos demais competidores. Ele tirou 84,43, mas caiu na última manobra, bateu a cabeça no chão e ficou um galo considerável.

A volta de Pedro Barros lhe garantiu na segunda posição. O medalhista de prata em Tóquio-2020 teve que abandonar a prova após a queda. Na transmissão do SporTV, a reportagem informou que ele foi a um hospital para ser avaliado, mas está bem.

O campeão foi André Mariano, de 18 anos, que fez 86,33 em sua última volta. Foi a primeira final profissional que ele disputou na carreira. Quem completa o pódio, em 3º, é Augusto Akio com 82,77.

Andre - Divulgação - Divulgação
André Mariano comemora conquista do STU Rio Open na categoria Skate Park
Imagem: Divulgação

Ao UOL Esporte, André disse que superar seu irmão e Pedro Barros na final é um sentimento inexplicável — ainda mais por se tratar de sua primeira final em um STU.

"Passar a frente do meu irmão [Luiz Francisco Mariano, o Luizinho] e do Pedro [Barros] é inexplicável. São os dois maiores nomes do Brasil e competir com eles e vencer essa etapa é um sentimento inexplicável, nem sei o que dizer", afirmou.

"O Luizinho me falou que independente de quem ganhar, ou você ficar na minha frente ou não, já estou feliz de estar fazendo a tão famosa final junto, que esperamos há anos. E hoje competimos em uma final, estamos muito felizes", concluiu.

Após a vitória, André arremessou o capacete para a galera e quem pegou foi o jovem, Mateus Jobim Souza, de 14 anos, que acompanhava o evento. O vencedor autografou o capacete do fã.

andre - Igor Siqueira/UOL Esporte - Igor Siqueira/UOL Esporte
Imagem: Igor Siqueira/UOL Esporte