Topo

Lula não disse em entrevista que fundou o Náutico em Pernambuco; entenda

Ex-presidente Lula dá entrevista ao podcast Podpah Imagem: Reprodução/YouTube

Do UOL, em São Paulo

03/12/2021 17h39

Tem circulado nas redes sociais um trecho da entrevista que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu ao podcast Podpah, na quinta-feira (2), em que ele afirma ter fundado em 1962 um time de várzea chamado Náutico, em São Paulo. Erroneamente, algumas pessoas interpretaram que Lula teria dito que fundou o Clube Náutico Capibaribe, clube profissional de futebol de Pernambuco.

Não foi o que o ex-presidente disse na entrevista. Ele, na verdade, contou que um de seus irmãos teve a ideia de criar um time amador chamado Náutico na Vila Carioca, bairro da zona sul de São Paulo onde ele morava, inspirado no Náutico pernambucano, que foi fundado em 1901.

"Nós criamos um time em 1962, ali na Vila Carioca (...) A gente criou um time chamado Náutico. Náutico é um time de Pernambuco. Foi meu irmão que falou: 'vamos criar um time de Pernambuco'", disse Lula.

Em um discurso oficial de 2004, durante audiência com representantes do Náutico — o clube profissional de Pernambuco —, Lula falou sobre o time amador de mesmo nome fundado por seu irmão. Segundo ele, a equipe não existe mais.

"Eu vim de Pernambuco muito pequeno, eu nem sabia que existia Náutico em Pernambuco, até que o meu irmão mais velho (...) e nós resolvemos montar um time de futebol. E um belo dia meu irmão falou: 'o time vai se chamar Náutico'. Por que Náutico? Porque é um time lá de Pernambuco. Eu não conhecia nada, eu tinha vindo com 7 anos. E nós montamos o Náutico e fizemos um bom time de futebol. Jogamos, acho que uns 12 anos, até eu mudar para outro bairro e aí o time acabou, porque nós éramos os fundadores", disse o então presidente na ocasião.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Lula não disse em entrevista que fundou o Náutico em Pernambuco; entenda - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Futebol