Topo

Fórmula 1

Bronca, Alonso 'lindo' e Verstappen com sono: veja as frases do GP do Qatar

Piloto espanhol subiu a um pódio da Fórmula 1 depois de sete anos e levou seus engenheiros à loucura - Thaier Al-Sudani/Reuters
Piloto espanhol subiu a um pódio da Fórmula 1 depois de sete anos e levou seus engenheiros à loucura Imagem: Thaier Al-Sudani/Reuters

Do UOL, em São Paulo

22/11/2021 04h00

O GP do Qatar de Fórmula 1, que terminou ontem com vitória de Lewis Hamilton (Mercedes), teve uma série de momentos curiosos protagonizados por pilotos, engenheiros e até por um dos chefões das equipes.

Sediando pela primeira vez uma prova da categoria, o circuito de Losail recebeu cerca de seis mil torcedores, que notaram a falta de emoção na parte final da corrida, liderada de ponta a ponta pelo britânico.

O UOL Esporte destaca, abaixo, algumas frases que marcaram a corrida noturna do Qatar. Confira:

Bronca de Toto

Valtteri Bottas (Mercedes), que foi punido com três posições no grid de largada e iniciou a corrida em 6°, foi o principal destaque negativo da parte inicial da prova.

O finlandês largou mal e, já na 2ª volta, cruzou a linha na 11ª colocação, atrás até de Sergio Pérez (Red Bull), adversário direto na tabela que começou justamente em 11°.

Irritado com o desempenho de seu piloto, Toto Wolff, diretor-executivo da Mercedes, surpreendeu ao falar diretamente com Bottas via rádio.

"Vamos, Valtteri. Ultrapasse esses carros", disse o chefão

O aviso surtiu efeito e, pouco tempo depois, o finlandês desbancou ao menos três carros - naquele momento, ele parecia estar apto para o pódio.

Na parte final da corrida, no entanto, Bottas teve um pneu furado e, posteriormente, precisou abandonar por novos problemas em seu carro.

Verstappen tranquilão

Também punido no grid e largando em 7°, Verstappen fez um início de corrida totalmente oposto ao do finlandês da Mercedes. Arrojado, o holandês passou três oponentes nos primeiros segundos da prova e assumiu a 4ª posição.

Não demorou para que ele superasse também a dupla Alonso e Gasly - ambos estavam atrás de Hamilton - e assumisse a 2ª posição.

Sem conseguir encostar no britânico e com muita folga sobre o 3° colocado, o holandês deu aquela "relaxada" com o passar do tempo, admitindo isso com a própria equipe.

"Aparentemente, a gente vai chegar em 2°, não tem muito o que fazer", afirmou o holandês

Depois da corrida, Verstappen brincou sobre a tranquilidade na metade final da prova em entrevista à Band.

"Eu estava quase dormindo na parte final, mas acordei e consegui acelerar normalmente depois", falou Max

Verstappen durante o GP do Qatar; piloto ficou sem oponentes próximos em grande parte da prova - KARIM JAAFAR / AFP - KARIM JAAFAR / AFP
Verstappen durante o GP do Qatar; piloto ficou sem oponentes próximos em grande parte da prova
Imagem: KARIM JAAFAR / AFP

Alonso, seu lindo!

O primeiro pódio de Fernando Alonso (Alpine) na Fórmula 1 depois de sete anos foi motivo de muita festa para a antiga Renault.

Assim que cruzou da linha de chegada na 3ª posição, o espanhol levou um dos seus engenheiros à loucura, que não se conteve no rádio.

"Bom trabalho, seu lindo!", festejou o engenheiro

A Fórmula 1 volta daqui duas semanas, no inédito GP da Arábia Saudita, em Jeddah. A briga pelo título está acirrada: Verstappen tem 351,5 pontos contra 343,5 de Hamilton.

Fórmula 1