Topo

Jornalistas chineses postam novos vídeos de Peng Shuai num torneio de tênis

Surgem novas fotos da tenista Peng Shuai - Divulgação/Weibo da China"s Open
Surgem novas fotos da tenista Peng Shuai Imagem: Divulgação/Weibo da China's Open

Colaboração para o UOL, em São Paulo

21/11/2021 08h29

A tenista chinês Peng Shuai, na qual o paradeiro gerou preocupação internacional nos últimos dias, apareceu neste domingo, 21, em um novo vídeo publicado no Twitter por jornalistas chineses durante uma participação na final do Challenger júnior de Pequim.

No evento organizado pelo China Open, Shuai pode ser vista sorrindo enquanto dá autógrafos para crianças e posa para a imprensa local. Esta publicação vem após a divulgação de outro vídeo em que a tenista é vista jantando em um restaurante na capital chinesa. As fotos foram publicadas pela conta oficial do Open da China no Weibo.

No entanto, apenas a mídia relacionada ao governo chinês conseguiu distribuir imagens de Peng nos últimos dias, enquanto a WTA tentou contatá-la sem sucesso.

Após a publicação dos vídeos, o presidente da WTA. Steve Simon emitiu um comunicado.

"Estou feliz em ver os vídeos publicados pela mídia estatal chinesa que parecem mostrar Peng Shuai em um restaurante em Pequim. Embora seja positivo vê-la, não está claro se ela é livre, capaz de tomar decisões e agir por conta própria, sem coerção ou interferência externa", escreveu. E continuou:

"Este vídeo por si só é insuficiente. Como eu disse desde o início, continuo preocupado com a saúde e segurança de Peng Shuai por causa da acusação de agressão sexual está sendo censurada e escondida debaixo do tapete. Tenho sido claro sobre o que precisa acontecer e nosso relacionamento com a China está numa encruzilhada", finalizou.

Peng, ex-número um no ranking mundial em duplas, "desapareceu" no dia 2 de novembro após denunciar o abuso sexual pelo ex-vice-premiê chinês Zhang Gaoli.