Topo

Fórmula 1

Hamilton usa capacete nas cores da bandeira LGBTQIA+ após críticas ao Qatar

Capacete de Lewis Hamilton com a bandeira LGBTQIA+ antes do 1º treino livre do GP do Qatar - REUTERS/Thaier Al-Sudani
Capacete de Lewis Hamilton com a bandeira LGBTQIA+ antes do 1º treino livre do GP do Qatar Imagem: REUTERS/Thaier Al-Sudani

Do UOL, em São Paulo

19/11/2021 08h08

O britânico Lewis Hamilton apareceu com um capacete pintado com as cores da bandeira LGBTQIA+, hoje, no primeiro treino livre do Grande Prêmio do Qatar de Fórmula 1. O capacete ainda traz a frase "We Stand Together", que pode ser traduzida como "Nós ficamos juntos".

Ontem, o piloto da Mercedes criticou a situação dos direitos humanos no país. Grupos de defesa dos direitos humanos vêm denunciando leis no Qatar que oprimem mulheres e membros da comunidade LGBTQIA+.

"Nós estamos cientes de que existem problemas nesses lugares para onde vamos. Mas é claro que (o Qatar) parece ser considerado um dos piores nesta parte do mundo. Quando esportistas vão a esses lugares, eles têm a obrigação de chamar atenção para esses problemas. Esses lugares precisam de atenção, direitos iguais são uma questão séria", disse Hamilton em entrevista coletiva.

"Se estamos indo a lugares assim, precisamos dar visibilidade a essas situações. Uma pessoa pode fazer apenas uma pequena diferença, mas coletivamente podemos ter um impacto maior. Eu gostaria que mais atletas falassem sobre essas questões", afirmou o piloto.

O GP do Qatar é o antepenúltimo da temporada, e Hamilton está em segundo na classificação do Mundial de Pilotos, 14 pontos atrás de Max Verstappen, da Red Bull.

Fórmula 1