Topo

Fórmula 1

F-1: Verstappen diz que repetiria manobra que tirou ele e Hamilton da pista

Max Verstappen, da Red Bull Racing, e Lewis Hamilton, da Mercedes, na disputa da liderança em Interlagos - NELSON ALMEIDA/AFP
Max Verstappen, da Red Bull Racing, e Lewis Hamilton, da Mercedes, na disputa da liderança em Interlagos Imagem: NELSON ALMEIDA/AFP

Do UOL, em São Paulo

18/11/2021 11h53Atualizada em 18/11/2021 13h31

O holandês Max Verstappen, da Red Bull, afirmou que repetiria a manobra que tirou ele e o britânico Lewis Hamilton, da Mercedes, da pista de Interlagos. O episódio correu durante o GP de São Paulo da Fórmula 1, no último domingo (14), vencido pelo sete vezes campeão mundial.

Questionado se faria o mesmo novamente, Verstappen respondeu, em entrevista à revista Autosport: "Sim. Como piloto, acho que sabemos exatamente o que podemos ou não podemos fazer em um carro".

"Estávamos lutando muito, freando tarde na curva, e os pneus estavam bastante gastos. Se eu tivesse virado mais abruptamente para a esquerda, sairia da pista. É por isso que somos os pilotos. Tentamos controlar o carro."

Na 48ª volta da corrida, os dois disputavam a primeira posição (Verstappen liderava na ocasião) e foram para a área de escape da Curva do Lago, no fim da Reta Oposta. Hamilton tentou a ultrapassagem pela direita, mas o piloto da Red Bull não aliviou. Eles quase bateram, e o holandês manteve a liderança. O britânico reclamou, mas não houve punição a Verstappen. Mais tarde na corrida, Hamilton conseguiu ultrapassar o rival e levou a vitória.

Já na última terça-feira (16), a FIA divulgou um vídeo da manobra que mostra o piloto da Red Bull olhando no retrovisor a aproximação de Hamilton e mesmo assim os dois acabam fora da pista.

Verstappen declarou que não assistiu ao vídeo da manobra. "Não precisei olhar a filmagem porque estava dirigindo o carro. Eu sei exatamente o que aconteceu."

"E como disse da última vez, achei uma grande batalha e me diverti muito", acrescentou.

A imagem revoltou a Mercedes, que protocolou na FIA o "direito de revisão" do incidente. O objetivo da equipe alemã é que Verstappen seja punido e perca o segundo lugar no GP de São Paulo. O holandês tem 14 pontos a mais que Hamilton na liderança do mundial de pilotos. Ele afirmou que não tem medo de ser punido.

"Eu nem penso nisso. E também, se, se... não é o fim do mundo. Mas, repito, não espero que isso aconteça porque achei uma corrida justa e difícil, e entre os dois caras que estão lutando pelo campeonato."

Veja o momento que os dois pilotos saem da pista:

Fórmula 1