Topo

Fórmula 1

Senna, 3 títulos e engajamento: Por que Hamilton e o Brasil se amam tanto

Lewis Hamilton comemora vitória no GP de São Paulo com a bandeira do Brasil - NELSON ALMEIDA/AFP
Lewis Hamilton comemora vitória no GP de São Paulo com a bandeira do Brasil Imagem: NELSON ALMEIDA/AFP

Do UOL, em São Paulo

15/11/2021 04h00

Lewis Hamilton provou neste final de semana como é fã do Brasil e o quanto os torcedores brasileiros tornam esta relação reciproca. Prova disso não foram só as declarações durante as entrevistas. Após conquistar o título do Grande Prêmio de São Paulo, ele repetiu seu ídolo Ayrton Senna, pegou a bandeira do País e foi ovacionado na volta de comemoração no Autódromo de Interlagos.

Mas, a relação entre o heptacampeão da Fórmula 1 e o Brasil vai além do elo pelo automobilismo. No fundo, o britânico é aquele famoso parceiro que todo mundo quer ter, seja por seu carisma, proximidade com os fãs e o lado humano que costuma reforçar nas redes sociais, entrevistas e aparições públicas.

Conexões entre Hamilton e o Brasil não faltam. A idolatria por Ayrton Senna foi a porta de entrada para esta relação de afeto, mas não parou por aí. Os três títulos conquistados em solo brasileiro, a amizade com Neymar, o engajamento com personalidades nacionais como a cantora Anitta e o surfista Gabriel Medina e até mesmo a preocupação com causas ambientais só fizeram essa ligação crescer.

Vamos relembrar alguns momentos que tornaram este relacionamento bonito de se ver, como foi ontem, após Lewis fazer uma das corridas mais emocionantes desta temporada da Fórmula 1.

Idolatria por Ayrton Senna

Nem é preciso lembrar que Hamilton caiu nas graças da torcida brasileira logo na primeira vez que revelou seu apreço pelo ídolo Ayrton Senna. Além de correr com capacete homenageando o automobilista, o britânico repetiu gestos do brasileiro em corridas e fez muitas declarações nas redes sociais.

Logo após desembarcar no Brasil, uma das primeiras coisas que fez foi postar uma montagem ao lado do tricampeão mundial com uma declaração: "Minha maior inspiração. O jeito como ele pilotava o carro, a paixão dele pela vida e pelo esporte. Mais que tudo, a maneira como ele enfrentou um sistema que nem sempre foi gentil com ele. Que o legado dele continue para sempre, especialmente vibrante neste fim de semana".

Hamilton posta montagem com Ayrton Senna e se declara: 'Maior inspiração' - Instagram - Instagram
Hamilton posta montagem com Ayrton Senna e se declara: 'Maior inspiração'
Imagem: Instagram

Três títulos em Interlagos

E quando vem aqui para participar do Grande Prêmio de São Paulo, Hamilton tem aproveitado bem as curvas do Autódromo de Interlagos ao seu favor. Desde que começou na F1, ele já ganhou três GPs por aqui. O primeiro foi em 2016, o segundo em 2018 e o terceiro em 2021.

Os números o colocam à frente de grandes ídolos brasileiros como Ayrton Senna (2), Nelson Piquet (2), Emerson Fittipaldi (2) e Felipe Massa (2), José Carlos Pace (1).

Lewis Hamilton comemora vitória no GP de São Paulo com a bandeira do Brasil - NELSON ALMEIDA/AFP - NELSON ALMEIDA/AFP
Lewis Hamilton comemora vitória no GP de São Paulo com a bandeira do Brasil
Imagem: NELSON ALMEIDA/AFP

Amizade de Neymar

A relação entre Hamilton e o Brasil ficou ainda mais estreita pela amizade entre o ídolo do automobilismo com o ídolo do futebol. Além de compartilharem momentos e declarações juntos, os dois já passaram algumas festas juntos, como o Carnaval.

Em entrevista coletiva antes da corrida, Lewis deixou claro que recebe muitos convites de Neymar e Medina para passar as férias no Brasil. Após a conquista de Lewis em Interlagos, Neymar não demorou nada para celebrar o momento.

Neymar curte segundo jogo da final da NBA ao lado do piloto Lewis Hamilton - Reprodução/Instagram/neymarjr - Reprodução/Instagram/neymarjr
Neymar curte segundo jogo da final da NBA ao lado do piloto Lewis Hamilton
Imagem: Reprodução/Instagram/neymarjr

Engajamento on!

O carinho dos brasileiros por Hamilton vai além do esporte. A ligação com celebridades como Medina, Anitta e outros faz com que ele se aproxime ainda mais do público brasileiro.

Além disso, Lewis também tem uma postura fora do esporte muito forte. Conhecido por ser grande defensor do meio ambiente e das causas sociais, o britânico já fez até campanha em prol da preservação Amazônia.

Hamilton e Anitta - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Hamilton e Anitta
Imagem: Reprodução/Instagram

Declarações apaixonadas

Além das declarações que fez neste final de semana, Hamilton já falou sobre o Brasil inúmeras vezes. Em todas, o heptacampeão da Fórmula 1 sempre deixou claro que o sentimento que tem pelo país é algo que transmite muito carinho e o aproxima muito de sua casa.

"Tenho um carinho muito grande pelo país, pelo Brasil. É como se fosse meu lar. Quero passar mais tempo aqui. Já fui convidado para passar o Natal aqui, há partes lindas do país e preciso pegar um tempo para conhecer tudo isso. Quando me aposentar, quero passar mais tempo no Brasil, no Rio de Janeiro, por exemplo", disse ele em entrevista coletiva antes do GP de São Paulo neste final de semana.

Fórmula 1