Topo

Fórmula 1

OPINIÃO

Seixas: 'Hamilton obteve vitória emblemática e com ironia em Interlagos'

Do UOL em São Paulo

15/11/2021 04h00

É inegável a forte ligação entre Lewis Hamilton e o Brasil. Impossível não associar (e se emocionar com) o gesto do britânico de empunhar a bandeira brasileira após vencer o GP de São Paulo neste domingo (14), remetendo à comemoração de Ayrton Senna —a quem o britânico sempre demonstrou seu apreço e inspiração. Mas o resultado histórico dele em Interlagos, coincidentemente, reforça esta ligação com o país.

No Fim de Papo F1, live pós-corrida do UOL Esporte —com os jornalistas Fábio Seixas e Flavio Gomes— os comentaristas falaram desta identificação de Hamilton com o Brasil e destacaram um número curioso na carreira do britânico.

"É a terceira vitória de Hamilton em Interlagos e carrega um pouco de ironia por ter sido conquistada onde foi. Foi a 101ª vitória dele na Fórmula 1. Ele iguala, no Brasil, o número de vitórias dos pilotos brasileiros na Fórmula 1. Tudo o que Emerson, Senna, Piquet, Pace, Barrichello e Massa conquistaram, o Hamilton conquistou em sua carreira", citou Seixas.

Gomes chamou a atenção para outro gesto de Hamilton que, sem querer, tem outro significado interessante. "Quando ele se embrulha na bandeira brasileira, ele quase involuntariamente nos lembra que esse é uma espécie de número mágico para o automobilismo brasileiro. Afinal, ele igualou as 101 vitórias obtidas por pilotos brasileiros. Até nisso, acho que temos algo simbólico nessa vitória em Interlagos", destacou.

As 101 vitórias de pilotos brasileiros na história da Fórmula 1 foram conquistadas por Ayrton Senna (41), Nelson Piquet (23), Emerson Fittipaldi (14), Felipe Massa, Rubens Barrichello (ambos com 11) e José Carlos Pace (1).

Seixas também destacou a lembrança do gesto de Hamilton ao final da prova. "Foi uma vitória muito emblemática para Hamilton. Foi muito bacana vê-lo parando para pegar a bandeira do Brasil e levando-a para o pódio. O Hamilton tem uma relação toda especial com o Brasil. Durante toda a carreira, fala de Ayrton Senna e deixa claro em suas entrevistas que sua grande inspiração no automobilismo é o Ayrton. E hoje [ontem] não deu para não lembrar do Senna quando ele pega uma bandeira de um fiscal e a leva para celebrar a vitória em Interlagos", completou o colunista do UOL.

Não perca! A próxima edição do Fim de Papo F1 será em 21 de novembro, após o GP do Qatar.

Fórmula 1