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'Ainda não acabou', 'F*dam-se todos eles': as frases do GP de São Paulo

Do UOL, em São Paulo

15/11/2021 04h00

Lewis Hamilton deu um verdadeiro show em Interlagos neste fim de semana. Não foi milagre, nem sorte. Mas foi no Brasil que Lewis escancarou o porquê de ser sete vezes o melhor do mundo.

Hamilton fez o melhor tempo no treino de sexta-feira, o que daria a ele a primeira posição na corrida sprint, que aconteceu no sábado (13). Entretanto, na noite de sexta, a FIA decidiu investigar uma irregularidade na asa móvel da Mercedes que o britânico dirige. A investigação só acabou no começo da tarde de sábado, depois do treino livre, e desclassificou Hamilton na sprint. Ele largou em 20º.

E foi aí que começou a consagração de Lewis, o britânico mais brasileiro que existe, na sua segunda casa. Em 30 minutos, tempo médio de duração do sprint, Hamilton deixou a 20ª posição para terminar a corrida em quinto. O bom resultado, entretanto, não foi suficiente para que Hamilton largasse entre os cinco primeiros. Ele já havia sido punido anteriormente, com a perda de cinco posições, por mais uma troca de componente no motor.

Depois de galgar 15 posições no sprint, Toto Wolff, chefe da Mercedes, desabafou no rádio: "F*dam-se todos eles!". Depois, se explicou: "Não me referia a regras, mas ao desempenho de Hamilton".

No fim de sábado, Hamilton foi claro ao dizer "Ainda não acabou". Ele estava certo. E, mesmo após ultrapassar Verstappen, da Red Bull, e se fixar na primeira posição, o britânico se preocupou com seu colega de equipe. No rádio, perguntou:

"Em que posição está o Valtteri?". "Em terceiro", respondeu o engenheiro da Mercedes. "Ótimo", disse Hamilton. O piloto, antes mesmo de chegar à segunda posição, já tinha agradecido ao companheiro pelo espaço cedido por ele: "Obrigado, Valtteri".

Hamilton largou em décimo no GP de São Paulo. Venceu a corrida. Mas surpreendeu os colegas também no sprint. A reação de Fernando Alonso, da Alpine, ao descobrir em que posição terminou o adversário no sábado representa todos nós:

-- Onde o Hamilton terminou?
-- Em quinto.
-- Hahahah. Ok.

Hamilton tentou ultrapassar Verstappen pela primeira vez no meio da corrida, mas o holandês jogou o carro para fora da pista, e foi junto a Mercedes do britânico. A manobra polêmica foi para investigação, mas a FIA decidiu não punir o piloto da Red Bull. Hamilton soube, pelo rádio, da decisão.

Um engenheiro da Mercedes avisou ao piloto que Verstappen não havia sido punido. Hamilton, em tom irônico, respondeu: "É, claro que não".

Após o circuito, o britânico foi questionado a respeito do incidente. "Eu sabia que essa seria a decisão que eles tomariam, independentemente de ser ela era certa ou errada. Não me deixei perturbar, apenas continuei correndo".

"Que corrida, a equipe fez um trabalho incrível. Valtteri fez um ótimo trabalho. Eu estava pressionando o máximo que podia. De último no sprint, depois com a perda de cinco posições por penalização, acho que foi o fim de semana mais difícil que já tive. As coisas continuam indo contra a gente, mas isso só mostra que não devo desistir nunca, mas, sim, continuar lutando. Nunca, jamais pare de lutar."

Valtteri Bottas, que conseguiu a pole no sprint de sábado, não conseguiu segurar Max Verstappen na largada em Interlagos. Ele terminou a corrida em terceiro.

"A largada foi complicada, estou decepcionado com a primeira volta. No final, o ritmo estava bom, pensei que poderíamos ter parado só uma vez. Mas tudo bem. Lewis fez um trabalho incrível hoje", disse o piloto.

Chefe da Mercedes, Toto Wolff falou a Bottas, no rádio, que ele deveria tentar se aproximar de Verstappen. "Valtteri, vá buscá-lo", disse. Mas a diferença era grande.

O resultado de domingo diminui a vantagem da Red Bull em relação à Mercedes e deixa o campeonato em aberto. Max Verstappen, que era favorito devido às condições que envolveram Hamilton, não conseguiu manter a primeira colocação. "Perdemos ritmo, mas demos tudo de nós e nos divertimos. Ainda temos uma boa vantagem de pontos. Hoje foi redução de danos. Nas próximas, vamos nos recuperar", justificou.

Na volta 44, Verstappen foi instruído pelos engenheiros da Red Bull a proteger os pneus. "Como você quer que eu faça isso?", perguntou. A Red Bull perdeu um pouco de ritmo ao mudar de estratégia e fazer o undercut.

A Red Bull chamou Verstappen para a segunda troca de pneus antes do previsto. Manteve os pneus duros para a final da corrida. A Mercedes teve estratégia similar. Duas voltas depois, chamou Hamilton para o box. O holandês se manteve na primeira colocação.

Ao copiar a Red Bull, a Mercedes perdeu a chance de surpreender na estratégia, não ganhando nenhuma vantagem.

Lewis Hamilton venceu e pegou a bandeira do Brasil. Desfilou com ela pelo autódromo, em homenagem ao histórico gesto de Ayrton Senna. Levantou a bandeira do Brasil, também, no pódio. Na quinta-feira (11), ao desembarcar em São Paulo, o piloto publicou uma foto em homenagem ao ídolo brasileiro.

"Minha maior inspiração. Era como ele corria, sua paixão pela vida e pelo esporte. Mas mais do que tudo, foi a maneira como ele enfrentou sozinho um sistema que nem sempre foi gentil com ele. Que o legado de Ayrton Senna viva para sempre, especialmente vibrante neste fim de semana."

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que foi informado no texto, Lewis Hamilton foi punido pela troca de componente no motor, e não pelo pneu. O erro foi corrigido.
Diferentemente do que foi informado no texto, Fernando Alonso é piloto da Alpine, e não da Ferrari. O erro foi corrigido.

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