Topo

Fórmula 1

Alonso faz melhor tempo em treino livre sem conclusão sobre asa de Hamilton

Do UOL, em São Paulo

13/11/2021 13h00

Fernando Alonso, piloto da Alpine, surpreendeu o público de Interlagos ao fazer o melhor tempo no segundo treino livre para o GP de São Paulo. O piloto atingiu a marca de 1m11s.238 com pneus macios sob o sol paulistano. O número, entretanto, não bateu o melhor tempo do fim de semana —de Lewis Hamilton, na sexta-feira (12), com 1m09s050.

Max Verstappen, da Red Bull Racing, chega com o segundo melhor tempo, 1m12s102. Lewis Hamilton terminou o treino com a quinta marca. A manhã deste sábado (13) está angustiante para a Mercedes, que aguarda a decisão da investigação da FIA sobre a asa traseira do carro de Hamilton. Foi encontrada uma irregularidade na asa na noite de sexta-feira.

A equipe decidiu não desgastar os motores com o treino livre. Tanto Hamilton como Valtteri Bottas treinaram sem intensidade, apesar de Bottas ter atingido a terceira marca do dia. Com a asa traseira do carro 44 ainda confiscada pela FIA, Mercedes recebeu permissão por escrito para instalar uma peça de reposição no # 44 W12. A peça tem que ser parte do mesmo desenho conforme o Artigo 34.2 do Regulamento Desportivo.

Mercedes e Red Bull têm dois novos conjuntos de pneus duros e três novos conjuntos de médios para este fim de semana. A diferença é que os Bulls também têm um conjunto usado de borracha marcada de amarelo, enquanto a Mercedes tem um conjunto extra de suaves usados.

Ocon ficou em quarto. A Alpine terá um dia difícil pela frente —o rival do campeonato, Pierre Gasly, está algumas posições à frente de seus dois pilotos e pode somar bons pontos neste fim de semana. Se isso acontecer, vai ajudar a AlphaTauri na briga pelo quinto lugar. Entretanto, no treino livre, Gasly afirmou à equipe que o carro "está inviável". Os pneus do piloto começaram a se desfazer durante o treino.

Dúvida na Mercedes

Na noite de sexta-feira (12), a FIA divulgou um comunicado técnico informando uma suspeita de infração na asa móvel do carro #44.

"Foram checadas as posições dos elementos ajustáveis no carro 44, em observância ao artigo 3.6.3 do Regulamento Técnico da F-1. A exigência de distância mínima foi cumprida. No entanto, a exigência de distância máxima, quando o DRS é acionado e testado, não foi verificada", informou a nota assinada por Jo Bauer, delegado técnico da F-1.

Só que um vídeo em que Verstappen aparece tocando o carro de Hamilton foi divulgado no Twitter. A Mercedes usou as imagens a seu favor, e, por isso, a investigação está demorada. O piloto da RB cometeu uma infração: tocou no carro do adversário.

O artigo 2.5.1 do Código Esportivo Internacional do automobilismo estipula que: "Em regime de parque fechado, nenhuma operação, checagem, ajuste ou reparo é autorizado sem autorização expressa dos comissários". Em suma, carros que estão em parque fechado não podem ser tocados por ninguém sem o aval da FIA. A decisão só vai ser tomada após a análise de ambas as situações.

Hamilton penalizado

Lewis Hamilton já havia sido penalizado para o GP de Interlagos. O piloto perderá cinco posições no grid de largada no domingo (14).

A penalização aconteceu porque o piloto precisou trocar o motor de combustão de sua Mercedes. De acordo com a coluna Pole Position, do UOL, a equipe acreditava que já tinha resolvido o problema no motor, mas viu uma queda na pressão da água durante o GP do México — onde Hamilton terminou na 2ª posição — e que não tinha resolvido o problema.

No final de outubro, o chefe da equipe alemã, Toto Wolff, avaliou uma possível troca de motor como um risco calculado. "É uma decisão que não tomamos ainda, mas temos de avaliar o risco. Ir para o sexto motor no caso de Valtteri não é algo que fizemos por escolha", disse.

Red Bull x Mercedes

É fundamental para Hamilton ter um bom desempenho em Interlagos. O britânico está 19 pontos atrás do líder do campeonato, o holandês Max Verstappen, da Red Bull.

Nas últimas quatro etapas, a Mercedes venceu os GPs da Rússia e da Turquia, e a RBR levou Estados Unidos e México. Faltam apenas quatro etapas para o final do campeonato, e a diferença entre as duas equipes é de apenas um ponto.

Verstappen tem nove vitórias contra cinco de Hamilton este ano.

A rivalidade, entretanto, não parece preocupar o piloto da RB. Em coletiva de imprensa realizada na última quinta-feira (11), Verstappen afirmou que não pensa muito no rival Lewis Hamilton e que só foca no que ele faz a cada dia.

"Eu vou vivendo corrida por corrida e muitas coisas podem acontecer. Sim, eu sei que nós estamos em uma boa posição, mas temos que manter a forma até o final", afirmou.

Fórmula 1